sábado, 27 de novembro 2004
É Fantástico
É Fantástico! O Show dos Anos 80
Não sei se você repararou, mas últimamente só se fala por aí dos anos '80.
Na semana passada foi a vez de Guilherme Bryan lançar o livro Quem Tem um Sonho Não Dança que assume a década de oitenta como um fenômeno musical e cultural.
Agora vem aí o Almanaque dos Anos 80 de Luiz André Alzer e Mariana Claudino (Editora Ediouro). Este revela, em drops, os artistas, brinquedos, eventos, joguinhos, guloseimas, programas de TV etc que caracterizaram a década.
Vai passar uma reportagem de Renata Rodrigues sobre os Anos 80 e seus símbolos no Fantástico, provavelmente no domingo que vem. Gravei meu depoimento aqui em casa ontem para o programa. Não percam. Acho que vai ser bem interessante.
Tem até uma página recém publicada no site da UOL onde você pode votar na melhor e/ou na pior música dos anos 80. Menina Veneno, por exemplo, se encontra atualmente em 6º lugar entre as melhores e em 7º lugar na parada das piores.
E isto é bem sintomático de uma década que ainda divide o público entre admiradores e detratores. Fala se bem e fala se mal dos anos 80. Mas por algum motivo, é uma década que reluta em fugir da consciência nacional.
Por quê?
Será que eramos felizes e não sabiamos?
Cara, nos anos oitenta eu ainda andava com a minha antiga... "BMX" - Monark , nossa, que saudade!
Ai, e eu tive a "NAMORADA SÉRIA", com 9 anos de idade, a "primeira" da minha vida, Daniela Pires da Costa, nunca esqueci esse nome.
Ela teve o apelido na classe, é sério, de *menina veneno, devido ter olhos verdes e a fase pré adolescente, igual a música, sucesso naquele tempo... e eu lógico, nunca esqueci daqueles meus anos, bons anos.
Mais uma vez enfim,
Parabéns, Ritchie!!!!
Nelson!
>
> Salve Ritchie!!!
> Concordo contigo. Que saudade daquele tempo do qual só nos restam lembranças boas. Bons anos 80, em que eu ouvia rádio Record, o 1° lugar no prog. " Barros de Alencar": Ritchie: Menina Veneno!!!
> Abraçâo e ínté mais...
Demer
Realmente a última infância feliz e realmente inocente foi a de quem a viveu nos anos 80. A música nacional e internacional tiveram seu esplendor nesta década.
Infelizmente, ao invés de o mundo evoluir, involuiu...
[]´s Ritchie!
irradiado por: Arthur em novembro 27, 2004 2:26 PMOlá ritchie! Como de outras vezes já nos falamos que tal uma turne pelo interior de são paulo em especial aqui em presidente prudente, marilia, bauru e etc...certamente seria sucessooooooo!!!
:) T+
Salve! Salve! grande cantor!!
Pois e... nos anos 80 meu pai me deu um Gradiente Expert (aquele computador MSX, que o monitor era uma TV de 14 pol da Gradiente), mas era muito legal.Qdo eu nao estava no MSX estava no Atari jogando. E principalmente sem dar uma de puxa saco, mas que isso sim acho na minha opniao foi uma coisa marcante, foi a musica... e impossivel voltar aos anos 80 sem falar de musicas como o da abertura da novela Champagne (vc se lembra Ritchie), a Gata Comeu (tema da JO(Cristiane Torllone) se nao me engano), e ai vc se lembra dessa tb..
Com certeza vc foi uma pessoa que pra musica contribuiu bastante. Ate hj em festas na minha casa ( eu ja casado ) qdo o pessoal canta no VideoKe, tem sempre que rolar uma ~Menina Veneno~.
Pois e kra... vc 'e uma pessoa com um grande talento ao qual o tempo ja mais vai apagar. Tenha certeza de que (um, detre milhoes) te admira com muito orgulho...
Abracoes Ritchie
Olá, Ritchie!
Com certeza éramos mais felizes nos anos 80, talvez porque não tivesse-mos tanta incerteza no futuro como temos hoje, acho que sonhavamos mais... parávamos para ouvir música (com fone de ouvido)hoje, ouvimos no trânsito, enquanto lanchamos, enfim, pensando no que ainda temos para fazer!
Ainda bem que tínhamos você, para embalar nossos sonhos!
Bjs/Letícia
Como esquecer os anos 80??? Saí do Brasil no final do 88 e na minha bagagem estava metido o LP Vòo de Coração, neste LP esta a canção Menina Veneno e ainda hoje em dia é popular porque faz bem pouquinho eu a consegui cantada por Zezé di Camargo & Luciano, quem entende de musica a reconhece, beijos desde Valencia Ritchie desta sua fã incondicional.
Ritchie,
Muitíssimo obrigado pelo carinho e pelos elogios ao meu livro. Espero ter feito jus ao artista que tem um dos LPs mais bacanas da época - "Vôo de Coração".
Para quem gosta dos anos 80, este LP é totalmente indispensável, assim como "As Aventuras da Blitz" e "Cena de Cinema", do Lobão.
Grande abraço,
Guilherme.
Olá Ritchie, td bem ?
Pois é cara...desculpa... mas somos algo sósias...tenho hoje meus 48 e sou de Sto André e trabalho pela Grande Sampa..Muitos me dizem...pôrra cara...vc se parece com alguém...deixo a pessoa sofrer um pouco e aí digo: posso te ajudar? Que tal o Ritchie..? éééé mesmooo caraaa... putzzzz....
Uma peqna passagem: trabalhava numa multi alemã e a mesma tinha um posto de banco lá dentro...um dia deu uns rolos na minha conta e eu, da rua ( era externo ), tive que entrar em contato com uma garota do banco... dei meu nome, falei o depto. que trabalhava e... nada da mina se lembrar..então eu disse: " ólha .. quem tá falando é o Ritchie.." "Pô... porque vc não me falou logo de cara..." e resolvemos o assunto...ééé.. nada como ser "famoso"...rsrsrsrss..
Grande Abraço e sucesso na sua carreira..
( gostaria um dia de tomar uma breja contigo e ver quem de nós dois é o mais bonito..rsrsrsrs)
Paulo Rogoski.
irradiado por: Paulo Rogoski em novembro 28, 2004 4:02 PMPois é!! infelizmente, o tempo não nos permite regressar. Ah!! como seria bom se pudéssemos retroceder 20 anos e viver novamente as delícias dos anos 80. Mas como não podemos, temos que nos conformar com as doces lembranças, pois como vc. mesmo disse, Ritchie, a vida tem dessas coisas.
Um grande abraço,
Antonio Paulo
Salvador - Bahia
irradiado por: Antonio Paulo em novembro 28, 2004 6:16 PMRitchie,
Muita gente,que viveu os anos 60/70, em que a música servia como discurso de resistência e de luta pela liberdade de expressão, chegou aos Anos 80 sem entender o que a liberdade construída e a descompressão inspiraria. Muita coisa bonita surgiu nos Anos 80, apesar da "resistência" dos engajados em entender o que se passava. Foi então que muita gente veio à tona, inclusive inspirada na música "alienada" que havia sido abafada pela intelectualidade durante os anos do engajamento. Nos Anos 80, voltamos a cantar o amor e a paixão, a encontrar a poesia no vento e nos corpos, a compor sem pretensões e para festejar. Voltamos a pagodear, a ir ao teatro para rir, voltamos a misturar.
Ritchie, lembro que quando você surgiu, e quando começou a vender discos, a crítica preconceituosa o tentou colocar no mesmo saco dos meteóros comerciais, porque vendia discos. E até alguns meteóros tinham valor e foram depois reconhecidos. Muitos músicos sob o rótulo MPB vieram beber em fontes diferentes.
Eu começava a escrever no caderno de arte no jornal Diário do Pará, assisti ao seu show e comigo pensei: este cara é diferente, tem jeito de ícone deste momento musical em que pipocam expressões insólitas como Lobão - e nem sabia da parceria entre os dois.
Você é um ícone do Anos 80, o ano em que a juventude brasileira voltou a abrir o coração.
Ana Lúcia
irradiado por: Ana Lúcia Araújo em novembro 28, 2004 8:52 PMOi Ritchie, muito legal o post! ;o)
Eu e Alzer esperamos você no lançamento. Se puder, pinta lá, vai ser um barato!
beijão
Hi Ritchie !
Já está anotado na minha agenda. Domingo vou ver sua entrevista. E também já votei na sua música.
bjs.
Regina
Olá, Ritchie. Sem dúvida, os anos 80 foram um marco para a cultura de maneira geral e para a música em particular. E não é mero saudosismo. Trata-se de um movimento extremamente marcante vivido numa época de forte transição em todos os setores. Eu e meus amigos nunca deixamos de curtir as músicas que fizeram sucesso na época, mesmo porque entendemos que não se trata de passado. É o nosso presente mais vivo que nunca! Um abraço.
irradiado por: Vinicius em novembro 29, 2004 9:48 AMsim... éramos muito felizes....
votarei em menina veneno... afinal... semrpe quis saber o que era "um abajur cor de carne"... hehehe
e se não fosse a super interessante..
beijos e sucesso sempre!
otimo, otimo
irradiado por: dantas em janeiro 6, 2005 11:40 AM