segunda-feira, 02 de abril 2007
Lua Cheia
Em homenagem à lua cheia, temos duas novidades no Audio Player, ambas tiradas do show Loucura & Mágica no Canecão (1987): A primeira, Shy Moon, (do mano Cae) - que dispensa apresentações - e a segunda, Luar Sobre os Jardins, uma versão, em português, do poeta Carlos Rennó, para "Moon Over Bourbon Street", de Sting, onde eu encarno, momentaneamente, o vampiro Lestat, (ou melhor, seu "primo" paulistano), cuja história macabre, (no livro, Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice), inspirou a versão original da canção.
Infelizmente, a gravação não sobreviveu, totalmente intacta, aos vinte anos que se passaram desde seu registro. Há algumas pequenas falhas na fita cassette original bem no meio da música. O que não me impede de achar que vale a pena colocá-la no Player, afinal esta é a única gravação existente desta música em português e vale, certamente, como curiosidade para os fãs.
Sobre o show e a canção, o crítico Luiz Carlos Mansur escreveu no Caderno B do Jornal do Brasil:
Mas é a desenvoltura de Ritchie no palco, associada à teatralização das músicas, e a boa colocação e dicção de sua voz que surpreendem. ..... O show, no final das contas, é correto e bem realizado, com um belo momento na versão para Moon Over Bourbon Street, de Sting, feita pelo compositor paulista Carlos Rennó e chamada Lua Sobre os Jardins. Ritchie, de sobre-tudo, chapéu e cigarrinho sob uma iluminação noir, destila os versos que, sem pudor de usar expressões como, "Ai, meu Deus do céu", e coisas afins, quase transformam a composição original num fado tecno. Amália Rodrigues que se cuide...
[ Luis Carlos Mansur, Caderno B, JB,, 24/07/1987 ]
Abra o Player agora, (ou clique sobre a imagem do Jukebox no menu ao lado direito da página), e vá até o final da lista de músicas para conferir as novidades ao vivo.
[ foto Canecão © 1987: Karine Devranche ]
fala ritchie, muito legal essas raridades que vc esta colocando para seus fãs, como eu .... espero que vc encontre mais raridades como esse show de 87 .... legal mesmo, espero poder ver novamente o seu show, foi muito legal quando vc veio até floripa-sc, no ano passado, viagei mais de 100 km para ver sua apresentação e valeu a pena... Sucessoooooo!!!!
irradiado por: Eduardo Serpa em abril 2, 2007 12:52 PMCara,
sério msm que isso é de uma fita cassete gravada do PA!.. Muito bom o som!! E essa Simmons!! Abração!
Juro, Renatinho.
É cassette. Nem equalizei. Gravei, como mp3, direto da saída de fones(!) do toca-fitas para um gravador digital profissional Microtrack 24/96 da M-Audio. Encodifiquei pra web usando Flash 8.
irradiado por: Ritchie em abril 3, 2007 3:40 PMRitchie,
que registro, é muito bom poder ouvir essas raridades, parabéns!!
Big abraço!!!
Renato,
Olhando agora as fotos do show de '87, percebo que a bateria é na verdade uma Yamaha eletrônica, (desconheço o modelo).
Tocavamos com uma Simmons na turné anterior. O som da Yamaha, que o Fred Maciel havia acabado de comprar, trouxe maior dinâmica e flexibilidade ao show. Se me lembro bem, Fred montou um bumbo convencional ao lado do bumbo eletrônico.
Vou 'scanear' as fotos do show e colocar no site para quem possa interessar.
irradiado por: Ritchie em abril 3, 2007 4:26 PMSalve Ritchie,escutar seus discos sempre é muito bom a muito tempo!Escutar ao vivo é um presente!
Valeu
PS.: Alguma previsão de show em Fortaleza?
irradiado por: Noé em abril 3, 2007 7:36 PMNada que eu saiba nesse momento, Noé.
irradiado por: Ritchie em abril 3, 2007 7:40 PMVocê demorou em voltar, mas valeu esperar mesmo...passar por aqui é o mesmo que abrir uma especial caixinha de surpresas. GREAT !! KISSES.
irradiado por: Anny de Falcon em abril 3, 2007 11:16 PMSalve grande Court!
Me lembro de uma apresentacao sua na globo,nao sei se foi no Globo de Ouro, que voce cantou uma musica do Elvis (Blue suede shoes,certo?).
Por acaso , ela fazia parte de algum show e voce nao teria alguma gravaçao dela por aí?
Valeu!
Adriano,
Se não me falha a memória, cantei Blue Suede Shoes no bis desse show do Canecão. Mas infelizmente a fita acaba antes de chegarmos lá.
Achei uma outra fita DAT de um show da minha banda acústica, Ritz Café, de 1992, mas ainda não consegui ouvir direito pq meu tocador DAT está com defeito. Deve conter algumas raridades.
Aos poucos, chegamos lá...
irradiado por: Ritchie em abril 4, 2007 7:31 AMAs músicas são muito boas, uma pena que as raras não existam em cds, pois gostaria de telas em cópias originais, pois possuo todos os seus discos e assim ficaria completa a coleção. ^^
Desde de 1988 eu anoto em cadernos todas as vezes que ouço suas músicas no rádio, não importa a emissora. É isso, sou sua fã em todos os momentos da minha vida, te admiro demais!
"Noite tranquila, mistério e calor, estou em uma ilha perdido de amor"
(eu só sei esse trecho da música, mas não sei o nome... se vc puder falar ficaria grata ^^)
Mariana,
Essa é uma parte de uma letra, ainda inédita, da versão em português para a música "And We Fall". Como foi que você encontrou? Nunca saiu em disco (saiu apenas a música original, em inglês, no cd "Autofidelidade").
irradiado por: Ritchie em abril 4, 2007 3:14 PMSir Ritchie, uma curiosidade pertinente a este teu post:
"Idiomas Diferentes" foi escolhida por ser praticamente uma "relato misico-biográfico de Ritchie Court"? Ô música linda!
irradiado por: Rodrigo Nunes em abril 5, 2007 3:50 AM"Idiômas Diferentes" foi pescado por um empresário meu da época. Foi um hit para o cantor e compositor chileno, Alberto Plaza. Fausto Nilo fez a adaptação da letra (ele manteve o título e o sentido da original). O arranjo é do Sacha Amback.
Ela nunca foi gravada por mim, oficialmente, porque ela sempre fugia do espírito musical dos discos que eu gravava na época (Loucura & Mágica, Pra Ficar Contigo). A versão que você ouve no Player foi gravada aqui em casa com Sacha nos teclados..
Cheguei a registrar outra música boa, "Eu Te Seguirei", desse mesmo autor, no show "Puro Veneno", da minha banda acústica, Ritz Café, em 1992. Está na fita DAT do show, tenho quase certeza.
Se ela estiver em boas condições, vou acrescentá-la ao repertório do Player - mas só depois de eu conseguir um aparelho DAT que funcione. Os dois aqui de casa pifaram faz tempo.
irradiado por: Ritchie em abril 5, 2007 7:41 AMOlá Ritchie, tudo bem? Este trecho ouvi no quadro por onde você anda, no programa Video Show da rede Globo, há algum tempo. Durante o programa você cantou e gravei na em fita VHS e depois anotei no caderno de memórias que faço sobre sua tragetória.
Abraços e não some, hein!
Mariana
Mariana,
Se não fosse pela tua memória, o quê seria da minha?
irradiado por: Ritchie em abril 8, 2007 10:50 AM*.*
^^