sexta-feira, 24 de agosto 2007
Plano D
Os grandes shows nem sempre acontecem nos lugares onde cabem milhares de pessoas. Ontem eu estive na livraria Letras e Expressões de Ipanema, onde presenciei um dos melhores shows dos últimos tempos.
Diante de uma pequena platéia, que não passava de umas cem pessoas, no máximo, Arnaldo Brandão e sua nova banda, Plano D, fizeram um grande show.
Foi um banho de originalidade, a começar pela instrumentação: uma bateria sem bumbo e caixa, (apenas cajón e pratos), tocada com baquetas de feltro; violão de aço, passando por uma pedaleira que destorcia e descaracterizava o som do instrumento; um teclado que fugia dos timbres e acordes manjados e concentrava mais em criar efeitos sonoros complementares. O baixo elétrico foi o único instrumento usado de forma, digamos, convencional.
O resultado é uma textura sonora muito interessante que embala as canções, excelentes por sinal, a grande maioria delas com letra do poeta, Tavinho Paes, um dos dois convidados da noite, ao lado de Luci, o talentoso guitarrista/vocalista da banda atual do Lobão.
Tavinho deu um show à parte, com um texto falado, - Gil Gomes perde.... maravilhoso! - que servia de introdução para a apocalíptica Ano do Dragão.
Mas o que mais me impressionou foi a performance do Arnaldo, seguro e totalmente à vontade. O cara tem estrada, com mais de 30 anos de carreira, quase todos dedicados ao velho rock'n'roll. Primeiro com A Bolha, bem no início dos anos 70, depois como líder da banda de punk-rock, Hanoi Hanoi e como baixista de alguns medalhões da música brasileira, Arnaldo agora aterrissa no formato acústico mas sem cair nos clichés normalmente associados ao gênero.
O melhor de tudo foi o convite que recebi dele, para participar do próximo show, no mesmo local, na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto. Vamos cantar juntos uma pérola psicodélica dos Stones, uma de suas bandas prediletas. Qual delas? Ah, isso fica para o post da semana que vem...
Para quem mora no Rio, não perca esta oportunidade de assistir um dos melhores shows da temporada.
Totalmente demais!! Demais mesmo é não morar no Rio numa horas dessas, e perder um espetáculo desses. Como não tem jeito mesmo, capricha aí Ritchie!! Stones vai ser o máximo!!!!!! Beijos,beijos...........
irradiado por: Marcia de Fatima Pilot em agosto 24, 2007 9:22 PMMe desculpe Ritchie ter postado mais de uma vez, mas esse computador cara está uma droga!!!!!
irradiado por: Marcia de Fatima Pilot em agosto 24, 2007 9:31 PMSem problemas, Marcia, já editei os comentários superfluos. Não é culpa do seu computador e sim do sistema que gerencia o site. O segredo é clicar apenas uma vez no "manda ver" e esperar enquanto o comentário é processado. Às vezes isso pode levar até uns 20 segundos.
irradiado por: Ritchie em agosto 24, 2007 11:01 PMOI RITCHIE,,,E´EU DE NOVO ( JULIANO )
POR FAVOR ,MIM RESPONDA :VC NÂO VAI
SE APRESENTAR EM ALGUM PROGRAMA DE TV
POR ESSES DIAS ??? PORQUE OS SEUS FÂS
QUER TI VER .....EU ATE´JA´MANDEM
VÃRIOS EMAIL,S PARA PROGRAMAS PRA TI
CHAMAREM
FAZER ALGUMA MATÉRIA COM VC ,SOBRE
SUA VIDA ...MAS NÃO TIVE
RESPOSTA,,,,,,POR EX : PROGRAMA SUPER
POP, GUGU, E OUTROS,,,,,,,
VC TEM QUE IR MAIS NA TELEVISÂO,VC
NÃO PODE FICAR FORA DA MÌDIA,,,VC
MERECE MUITO SUCESSO ,IGUAL HA´VC
NÃO VAI EXISTIR CANTOR POP INGLÊS E
PORTUGUÊS
OÓÓÓÓÓ,,,,OUTRA COISA ,EU JA´TI
DISSE,,E SOU SINCERO,,, SEU SOTAQUE
E´MELHOR QUE O NOSSO ,,,,,PORQUE O
NOSSO E´DE EMVERGONHAR ,,,,
MANDE ALGUMA RESPOSTA ,, MEU AMIGO ,,,,,
Juliano, não tenho planos de fazer TV por enquanto, somente quando eu lançar meu novo trabalho.
Vou aproveitar para te pedir, mais uma vez, por gentileza, para não "gritar" (escrevendo seus comentários sempre em letras maiúsculas). Repare, ninguém faz isso, só você. Nos blogs e na internet em geral, isto é considerado um comportamento muito feio.
Obrigado pela compreensão.
irradiado por: Ritchie em agosto 24, 2007 11:58 PMOi Ritchie,,,mim desculpe pelas as letras ,,,Eu não queria ti ofender,pelo contrário ,e nunca reparei que comentários em letras maiusculas fossem afetar no blogs,,,,,,,,,Eu ti garanto que não vai acontecer isso de novo,,,,
podemos continuar sendo amigos ??poxa logo eu que sou seu maior fã,,,,levei uma um sermão feio,,,,,,,,,,,e agora ,,,o texto esta´de maneira correta ?????
Não foi sermão, não, Juliano, apenas um toque. Viu como sua mensagem ficou mais bonitinha sem "gritar"?
Volte sempre. Um abraço.
irradiado por: Ritchie em agosto 25, 2007 8:11 AMPutz Arnaldo Brandão é fera mesmo!Um cara como eu que curti rock nacional demais,o que mais sinto falta é de morar tão longe(Ceará) do Rio e de SP e de não poder conferir estes shows mais intimistas que também na minha opinião são sensacionais!
Abs
irradiado por: Noé em agosto 25, 2007 10:15 AMPode crer, Noé. Quanto menor a distância, física e virtual, entre o artista e os fãs, melhor.
irradiado por: Ritchie em agosto 25, 2007 11:22 AMSabe q vc falando em Arnaldo Bandão, eu me lembrei de muitas coisas sobre ele, como:
ano passado ou esse ano agora não lembro direito ele esteve fazendo show em Curitiba, me lembro quando ele foi entrevistado na rádio daqui, a 91 Rock nisso discubri q a música Rádio Blá do seu amigo Lobão é em parceria com ele, algum tempo depois comprei o LP Vida Bandida e vi o nome dele na composição.
Bem, agora espero até 5ª feira para ver o q mister Ritchie escreve.
Abs da Dry.
É isso, Adryz. Rádio Blá é uma composição de Arnaldo, Lobão e Tavinho Paes.
irradiado por: Ritchie em agosto 27, 2007 9:11 AM