sábado, 25 de agosto 2007
Luiz Paulo Simas na SCM
Tive o privilégio de assistir, no breve espaço de uma semana, os shows de dois queridos irmãos da banda Vímana. O primeiro, do Lobão, já foi amplamente coberto num post anterior. O segundo foi o recital de piano solo de Luiz Paulo Simas, ontem, na Sala Cecília Meireles, dentro da série Sala Jazz.
A diferença no estílo dos shows serviu apenas para ilustrar o quanto estes dois músicos excepcionais evoluiram ao longo de suas carreiras individuais. Enquanto o Lobão enveredou para o rock visceral, engajado, o Luiz vem aperfeicoando, (nos Estados Unidos, onde ele mora há quase vinte anos), um trabalho delicado, que casa o virtuosismo do chorão, Ernesto Nazaré com uma sensibilidade pop mais atual, embora sempre exibindo uma forte influência da música brasileira mais tradicional.
O vasto alcance de seu talento ficou evidente neste concerto, onde ele mostrou composições próprias e alguns clássicos do jazz americano, sempre com arranjos personalíssimos. Ele também canta divinamente e esbanjou humor e originalidade nas suas versões, em português, para standards como Cheek to Cheek, de Irving Berlin.
Mas o ponto alto da apresentação, na minha opinião, foram as belas rendições instrumentais de Someone To Watch Over Me, de Gershwin; as duas composições de um dos fundadores do Jazz, o genial Fats Waller: Honeysuckle Rose e a cabeludérrima Handfull Of Keys - executadas ambas com maestria - e a lindíssima, Meu Bandolim, uma composição própria, na qual Luiz foi acompanhado pela mandolinista norte-americana, Marilynn Mair.
A casa estava lotada e, no final do recital, todos aplaudiram de pé, numa ovação emocionante e mais do que merecida.
Volte sempre, Luiz!
P.S.: Para os cariocas que perderam o recital do Luiz na SCM, vai ter repeteco, desta vez com banda, na livraria Letras e Expressões de Ipanema, no dia 12 de setembro, para marcar o lançamento de seu mais recente cd de inéditas, Cafuné. Não percam.
Puxa q bacana esse show do Luis P. Simas. Aproveito p/ lembrar c vc soube q hoje no programa Homenagem ao Artista vc viu q foi com seu amigo Lulu Santos? Q o Lobão foi o homenageado do programa Personalidade da Gobo FM q passou na 3ª e reprisou ontem? E se é verdade q vai sair um cd de raridades da banda Vímana como li num site de músik há algum tempo atás.
Dry.
Vi apenas um pedacinho do programa com Lulu. Eu escuto rádio, hoje em dia, muito raramente. Prefiro a programação personalizada no meu iPod. Quanto à Vimana, não sei de nada desse cd mas que existem "raridades", existem. Pessoalmente, eu preferiria que continuassem assim.... como raridades.
irradiado por: Ritchie em agosto 27, 2007 9:07 AM