quarta-feira, 28 de novembro 2007
Charly García
Eis outra foto que estava escondida entre as folhas de um livro da minha estante. Coincidência ou não, eu estive conversando hoje mesmo com o Humberto Barros a respeito do Charly García, um dos meus poucos verdadeiros ídolos.
Explico melhor: estamos, Humberto e eu, montando o repertório para um show especial para lugares especiais. É um trio: Humberto no piano, Fernando Magalhães na guitarra e eu no violão, na flauta e na voz. É uma sonoridade interessante, nua e crua, e acho que pode ser o caminho para algo mais atualizado. Sem bateria, sem baixo, simples e complexo ao mesmo tempo.
Estamos escolhendo o repertório e descobrindo que certas músicas se prestam mais ao formato que outras. Uma que entrou no páreo agora foi Olhos de Vídeo Tape, minha versão para uma música extraordinária do Charly, chamada, (pasmem!) Ojos de Video Tape. Gravei no meu álbum de 1988, Pra Ficar Contigo, em português, claro. É uma das músicas mais belas que conheço - na voz do Charly - e cuja letra fala da dor da separação, provocada pelo exílio político. O assunto é pesado. Ao mesmo tempo é uma canção de amor intensa, sofrida, linda.
Quem me apresentou à música do Charly García foi o Torcuato Mariano, guitarrista argentino da minha primeira banda e, também, excelente músico. Um dia, ele me emprestou o disco Clics Modernos (Modern Clix). Foi uma das descobertas mais agradáveis da minha vida musical.
Quando Charly veio ao Brasil no finalzinho dos anos 80 para tocar no Morro da Urca eu era o primeiro da fila para subir no bondinho. Foi um show espetacular com músicos que esbanjavam atitude e talento musical. Me lembro que Charly largou o palco em determinado momento e tacou um longo beijo, à francesa, numa bela mulher na terceira fila do gargarejo. Foi um gesto espontâneo, cafajeste, grotesco, romântico, ousado, engraçado, sublime, tudo ao mesmo tempo. Puro Rock'n'roll.
Assisti ao show inteiro ao lado do Renato Russo. Ficamos ambos transfixados. Foi um show e tanto, inesquecível.
Ouça Olhos de Vídeo Tape (do álbum Pra Ficar Contigo)
Olá Ritchie! Já perdi a conta de quanta coisa boa você já contou.Como diz a música do Rei,"são
tantas emoções".Tantos momentos bons que vc viveu,e o melhor é que vc divide com a gente!!!!
Agradecer é pouco!!!!!!!!
Oi Ritchie
Mto obrigado pela dica vou procurar agora mesmo,já ouvi mais ou menos a versão do Ira!
Bela canção mesmo.E na sua voz Ritchie é uma música muito gostosa de ouvir.Também achei bastante legal essa idéia do formato para alguns shows.Tipo de formato de show,principalmente sendo suas músicas,para levar a mulher,a namorada,ou quem quiser e ficar curtindo agarradinho.
Abs
A idéia inicial é justamente isso, Noé: criar um show para lugares mais intimos onde o público é mais sossegado. Mas espero que seja a base para um projeto de maior alcance.
Por enquanto eu estou oferecendo os dois típos de show. Um com minha banda completa e outro com este trio.
irradiado por: Ritchie em novembro 29, 2007 5:20 AME´isso ai´Ritchie,,,,,bons tempos,,,,,parece como se fosse hoje,,,,
por isso que eu sempre falo,,vc sera´sendo o mesmo Ritchie ,so´que agora melhor que nunca,,,
Bom dia Sr. Ritchie.
Isto não é um teste.
A Mortos?WaterhouseCorporation avisa: cuidado ao ir para o interior. Nada de shows por aqui, até que a situação esteja sob controle.
Temos evidências de que o nível de PARANÓIA em Campinas - SP vem subindo.
Confira as provas na premiere do curta "Campinas: Uma Cidade em Paranóia", dividido em 2 partes de 5 min, em www.shoppingnao.blogspot.com
Estará Cumpenis City - SP condenada?
Cordialmente,
M?C (Gynecology Department)
Querido, ontem fui no show do Nico Rezende na Letras e Expressões. Tinha muita gente boa por lá: Léo Gandelman, Cris Dellano, Milton Guedes, Jorge Vercillo. Jorge, inclusive, me disse que adora você, que você canta muito... e toma elogio... rs
No final do show, uma das minhas amigas (geração mais nova) disse: agora só falta ver um show do Ritchie!
E aí? Quando teremos este prazer aqui no Rio?
Beijos!!!!
Salve pessoal,nos anos 90 nosso país era dominado por dois gêneros musicais.Um era o sertanejo,e o outro era o “pagode”?.Não aquele pagode de raiz,onde temos grandes nomes também,mais um pagode totalmente comercial,onde ficava um “carinha”, muito deles “bonitinho”,e um batalhão de figurantes atrás fazendo de conta que estavam tocando algo.Desculpe-me quem gosta destes dois gêneros que citei,e apesar de não gostar nem um pouco,sempre respeitei.
E o que mais se escutava também nesta época era que o rock tinha morrido.Os mais otimistas afirmavam com toda convicção.E para nossa salvação,surge um projeto maravilhoso reunindo músicos excepcionais e com um disco mais sensacional ainda da primeira a última musica. Os Tigres de Bengala estavam na área!!!
E para quem não conheceu,ou quem quer matar a saudade,esse link abaixo é de um clipe da música Elefante Branco no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=ekAPqr-obXk
Ritchie,desculpe usar o espaço do blog com esta carta,mais não tem como não se empolgar com trabalhos de qualidade como este que foi a reunião dos tigres.
Forte abraço.
Legal Noé. Eu estava procurando este vídeo que havia sumido do YouTube de uns tempos pra cá.
Agora, uma curiosidade: esta versão da música é diferente do que está no disco. Ainda está com a voz guia que eu gravei antes da mixagem. Repare que quando Zoli e Vinicius "cantam" no clipe, a voz do áudio é a minha. (No disco, quem começa cantando a música é o Vinicius, depois o Zoli e eu só entro na hora do refrão).
As únicas pessoas que tinham acesso a esta pré-mixagem eram funcionários da gravadora. Ou seja, tudo indica que o clipe "vazou" lá de dentro da gravadora, depois de ser re-editado.
De uma coisa eu tenho certeza: não fui eu! Mistééééério!
Em dia, aproveitei para colocar um link para o clipe do YouTube à disposição dos navegantes na página do disco dos Tigres de Bengala, (na seção DISCOS).
Outra coisa: acabo de ver que tem um sujeito de Brasília vendendo o CD dos Tigres no Mercado Livre pela bagatela de.... R$150,00!!
irradiado por: Ritchie em dezembro 1, 2007 11:51 AMVerdade Ritchie,tinha reparado neste detalhe do audio também.Agora...r$150,00 hein!Eu comprei meu vinil em julho de 93,e logo depois aqui em Fortaleza chegou o cd também.Como nesta época eu ainda não tinha aparelho de cd,vacilei em não comprar o cd também.Mas resolvi este detalhe há uns três anos atrás,quando passei todos os meus Lps,inclusive o do Tigre,para cd.
E para todos que pintam aqui no blog,e também tem orkut,o end. da comunidade do Tigres é:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8831602
Todos seram bem vindos.
Valeu
irradiado por: Noé em dezembro 1, 2007 12:54 PM