domingo, 02 de dezembro 2007
Sons Dominicais XXVI
O que posso dizer? Sou fã. Ponto com. Tenho 19 CDs da moça e dez destes eu tenho em viníl também.
Pianista, pintora, guitarrista, poetisa, cantora, compositora... a lista de seus talentos é longa. Quando ela parou de gravar músicas inéditas há quase uma década - o último disco de composições novas havia sido Taming The Tiger, de 1998 - e a gravadora passou a lançar regravações e coletâneas apenas, tomei como sinal de que ela havia sucumbido à sua paixão declarada pela pintura, o que já era evidente pelas sucessivas capas de disco da Joni, quase todas autoretratos.
Fiquei muito satisfeito ao ouvir este disco novo e constatar que ela não perdeu a verve de antigamente.
Pelo contrário. São dez músicas engajadas, embora desprovidas de dogmas e sermões, onde ela retrata, com finos doses de ironia, um mundo, que inclui a própria autora, fora dos eixos, à caminho de um final infeliz, onde "gente demais e terra de menos" será o epitáfio da humanidade. Ouça If I Had a Heart para entender melhor a barra.
É um disco forte, musical, social e ecologicamente falando.
Destaques vão para a supracitada If I Had a Heart, Hana, para a releitura super-atualizada de Big Yellow Taxi (2007), e mais Night of the Iguana, a faixa-título, Shine e a abertura instrumental, One Week Last Summer com seu piano inconfundível, altamente reminiscente de seu melhor trabalho em Dom Juan's Reckless Daughter.
Discaço!
Ritchie recomenda...
Ouça trechos de Shine (no site da Amazon.com).
Como um cara q te acompanha desde os 9 anos ( to com 34 ),se nao me engano vc fez um show com alguma canção da Joni.Não lembro se foi na epoca do Ritz Cafe mas algo me lembrou isso.
Vc sabe o que e quando foi?
Hehehe. abração mano velho
Tens razão Sérgio. A música era "Banquet" do disco "For the Roses". Abria o show da minha banda acústica "Ritz Café" nos poucos shows que fizemos em 1992.
A banda era formada por Cristiaan Oyens (bat., violão aço, gaita, voz), Sacha Amback (teclados), Jorge Helder (contrabaixo), Paulinho Soledade (violão aço, voz). Eu cantava e tocava flaute.
irradiado por: Ritchie em dezembro 2, 2007 6:46 PMOlá meu amigo Ritchie,
Vc como ás da tecnologia, kria saber c esse negócio q vc falou funcionam no post "Eu Recomendo" funciona no windows xp (q é o qeu tnho)?Aproveito p/ perguntar c aquela versão em espanhol d "Menina Veneno" saiu o single no Brasil (tirando o trecho q tem no seu site)ou vc só lançou p/ os outros países da América do Sul.
Bjos e abs: da Dry
Se nao me engano, Ritchie, vc tocou esta musica no Sem Censura, aquele programa da TVE.Acho q com o Sacha.
Ficou perfeita a musica.
Não valeria um registro ou quem sabe, neste novo show q vc ta ensaiando.
Abração.
irradiado por: Sergio em dezembro 3, 2007 8:06 AMEu já tinha pensado nisso, Sérgio. É uma música de execução difícil para o pianista, com tempos compostas etc e tal, Humberto ouviu uma vez apenas e já tem muita coisa "no prato" por agora. Mais adiante no projeto, quem sabe?
irradiado por: Ritchie em dezembro 3, 2007 9:35 AMDry,
Se você tem XP instalado, você pode me dizer melhor do que eu se funciona ou não. Vc precisa ter o browser Internet Explorer 6 ou 7 ou Firefox ou Opera instalado para apreciar o site, digamos, em sua plenitude.
irradiado por: Ritchie em dezembro 3, 2007 10:40 AM