Ritchie Banner

sexta-feira, 07 de dezembro 2007

Gibson Robot Guitar

Gibson_Robot_Guitar.pngHoje, dia 7 de Dezembro de 2007, a Gibson irá mudar para sempre o mundo das guitarras. Outra vez.

Leia abaixo o release da Gibson:

Fiel ao espírito de inovação que inspirou a Gibson a inventar a lendária ponte Tune-o-Matic, o potente humbucker e a revolucionária guitarra Digital Les Paul, a Gibson apresenta com orgulho a Gibson Robot Guitar, a primeira guitarra do mundo com tecnologia robótica.

Desde os primórdios do instrumento, os músicos têm vindo a aceitar as imperfeições da guitarra e a falta de precisão de tom como males necessários. Quer no palco quer fora dele, os guitarristas lutaram para se manterem afinados. Qualquer amante de música já teve de sofrer o zumbido atónico de interrupção do espectáculo e que destrói o ambiente de uma guitarra com amplificação muita alta a ser afinada. E no estúdio ou em casa, a entoação imprecisa que afina e desafina a guitarra, para cima e para baixo no braço, à medida que o instrumento necessita de ajustes a cada época do ano e por vezes a cada mudança de cordas.

Desde que a guitarra tem existido, os amantes da guitarra têm tido duas opções, viver com um instrumento temperamental e desafinado ou realizar viagens frequentes à loja para fazer ajustes. Agora já não.

(texto em itálicos extraido do site da Gibson).

E não... não é uma guitarra feito Transformers, nem tem parentesco com outro robô que saiba "cantar" Girl From Ipanema...

Trata-se da primeira guitarra do mundo que se afina, e que se mantem afinada, sozinha. Esta proeza se extende também às afinações alternativas, popularizadas por bandas e artistas como, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Rolling Stones, Joni Mitchell, Albert King e incontáveis outros. E não é a mesma tecnologia presente nas guitarras Variax, da Line6, por exemplo, que simula as afinações eletrônicamente e via software. Esta guitarra usa a tecnologia da robótica para fisicamente alterar a tensão das cordas. O processo leva em torno de 15 segundos para cada nova afinação, menos ainda se for apenas um reajuste.

Dê um pulo no site da Gibson, (em português), para entender melhor o que isso significa para os guitarristas e para os amantes da música em geral.

irradiado por Ritchie [07 de dez 2007, às 06:45]

 |  (5) |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


5 SINAIS NO RADAR

Olá Ritchie,já garantiu seu ingresso no show do Police? Pelo que vi vai ser disputadíssimo!Se vc for depois conta pra gente hein!!Estaremos esperando!Caso vc não veja a resposta sobre o clip está no post anterior.beijos............

irradiado por: Marcia de Fátima Pilot em dezembro 7, 2007 11:51 AM

Não vou não, Márcia. Vou assistir pela Multishow no conforto da minha casa. Sei que não será bem a mesma coisa mas eu já tive o prazer de assistir ao show de the Police na primeira visita ao país em 1982, no Maracanãzinho.

irradiado por: Ritchie em dezembro 7, 2007 12:16 PM

Aproveitando a seção agenda, Ritchie, vc vai assistir a nova peça de Jo Soares,Remix em Pessoa, projeto musicado por Billy Forguieri.
Vi q vai estar no Teatro Botafogo ate o dia 15.Pena q to longe, mas depois conta pra gente.
Abraçoes.

irradiado por: Sergio em dezembro 7, 2007 3:17 PM

Sérgio,aproveitando sua dica,vale comentar que esse novo projeto do Billy com o Jô,surgiu de uma apresentação da Blitz no programa do Jô,onde o Billy teve a oportunidade de comentar outro trabalho dele solo,que era o cd E Agora,José?.
Daí pintou a parceria para esse também ótimo trabalho Remix em Pessoa.

Valeu

irradiado por: Noé em dezembro 7, 2007 4:37 PM

Com esta onda de retorno de grandes (e pequenas também) bandas de todos os tempos quando o Tigre de bengala vai voltar?

irradiado por: Rutemberg em dezembro 11, 2007 6:02 PM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast