sexta-feira, 29 de fevereiro 2008
A Culpa é do Júlio César
Durante seu reino, de Outubro, 49 a.C. à 15 de Março, 44 a.C., o imperador romano Júlio César percebeu que o calendário não estava andando mais de acordo com as estações. Consultou seus astronomos egípcios e descobriu que o ano tinha, na verdade, exatos 365.25 dias e não os 364 do calendário romano vigente até então.
A primeira medida dele era decretar que o ano de 46 a.C tivesse 3 meses a mais, para compensar pelo fato que os sacerdotes haviam dormido no ponto durante tantos anos. O ano seguinte, 45 a.C, foi o primeiro ano a ter um dia a mais. (Para marcar a ocasião, Júlio César aproveitou para batizar o mês de julho com seu nome).
Naquela época, este dia "extra" caía, não no dia 29 de fevereiro, tal qual celebramos hoje, mas no dia que antecipava os "idos" de março, entre dias 6 - 15 do mês, data de uma importante festa romana. Curiosamente, foi no dia desta festa, em 44 a.C, no ano seguinte, que Júlio César foi brutalmente assassinado.
Hoje em dia, o ano bisexto ainda ocorre a cada 4 anos mas o dia "extra" cai em 29 de fevereiro. (O ajuste foi decretado pelo Papa Gregório XIII em 1582).
Tenho pena dos que nasceram nesse dia porque, de certa forma é como se celebrassem o aniversário verdadeiro apenas de 4 em 4 anos. Esse é o caso do meu Tour Manager, Toninho Chaves, que faz 10, ops, 40 anos hoje! Parabens, Toninho, pelos 4 anos que passaram e pelo dia de hoje. Aproveite bem, novamente só daqui a quatro anos...
A culpa é do Júlio César!
Ritchie é cultura :-)
Sorte a nossa!!!!
Quem será o ilustre aniversariante dessa semana???
Olá! Ritchie tbém é cultura !
bjs
Regina
daqui ha´´ 2 dias chega a sua comemoração do seu niver!!!!!!! Que DEUS ti abençôe muito ,,,ti dê muito sicesso, saùde, properidade,,,,e seja muito feliz ,,,,,,,,
irradiado por: Juliano de Oliveira em março 4, 2008 1:41 PM