domingo, 18 de janeiro 2009
Sons Dominicais XXIX
Back Door
LP: Back Door 1972
Em 1972 os trios eram comuns no Rock britânico. A combinação básica de guitarra, baixo e bateria na escola de bandas pioneiras como Cream e Led Zeppelin estavam por toda parte. Às vezes, surgiam trios de teclados baixo e bateria, como Vince Crane's Atomic Rooster que rivalizaram as guitar bands em potência e virtuosismo.
Eis que no meio deste cenário surge um trio bem diferente. A formação? Baixo, bateria e... sax! No caso, sax soprano, tipo cachimbo, tocado num estílo entre o jazz, o rock e o blues, pelo inacreditável Ron Aspery.
- Mas, 'peraí... e cadê o instrumento de harmonia?
Aí é que mora outro segredo desta banda genial. O baixista, Colin Hodgkinson faz, com seu baixo, as vezes também da guitarra e do teclado, tudo neste único instrumento e num take só. Não é pra qualquer um.
Na bateria, o Tony Hicks, fazia a cola musical que ligava tudo, (ele também tocava acordeon divinamente).
Este primeiro disco desta banda genial de Yorkshire, Inglaterra é impressionante do começo ao fim. Mas o som era, digamos, um gosto adquirido, não era jazz, não era rock e a gravadora, em discos posteriores, insistia que alguém da banda cantasse e com isso a banda perdeu um pouco de seu charme, embora continuasse a produzir música da maior qualidade até 2003.
Colin Hodgkinson, é o único membro sobrevivente da formação original. Ron Aspery faleceu em 2003 e Tony Hicks em 2006.
Em 2007 Colin Hodgkinson formou um novo trio, o Colin Hodgkinson Group com Rod Mason (sax) e Paul Robinson (bateria). Em 2008 eles lançaram Back Door Too!, uma mistura do material de Back Door com novas composições.
Ouça trechos de Back Door aqui.
Ritchie recomenda!
Salve Ritchie,
Ainda não conhecia este grupo mas a 1a impressão que tive ao ver a capa, foi lembrar do Fleet Foxes, uma banda que lançou um EP e álbum cheio, em 2008, ficando em várias listas de Melhores do ano.
Gostaria de convidar você e os habitantes desta blogcity para ouvir e dar opinião, especialmente a música Mykonos.
http://www.myspace.com/fleetfoxes
Abraço e se puder, diz a tua opinião.
Sérgio,
Muito legal os Fll l l l l ee e e e t F ff f f f o xx eeee ss
Como sempre, uma dica excelente.
irradiado por: Ritchie em janeiro 18, 2009 8:36 PMAcho que o grande barato é este de trocar dicas e opiniões, tem tanta coisa boa sempre prá descobrirmos.
Também curti logo quando os ouvi.
Tem alguns clipes e apresentações no you tube.
Só não sei pq no My Space deles,tá escrito com todos esses eLes e eFes . hehhehehe.
Não tava assim antes.
Que bom que voltaram os sons dominicais.
Será que na estréia da nova novela das 8(9) da Globo não teremos surpresas como na Favorita ?
Se bem que vai ter uma nova das 7 em breve e quem sabe não entra alguma das inéditas do Dvd.
Confio muito no trabalho do Lee e sei que 2009 vai trazer muitas surpresas boas para todos nós.
Aproveitando o gancho aí do Sérgio, falando em novelas, recordo que há alguns posts atrás, Ritchie acenou algo na novela Revelação, no SBT. Ouviu-se a música TUDO QUE EU QUERO, mas nada oficial na trilha...
o que deu isso aí?
Boa pergunta. Não faço a mínima ideia da resposta. Minha editora está investigando o caso. Alguém ouviu a música tocar na novela da SBT além da primeira vez?
irradiado por: Ritchie em janeiro 19, 2009 8:07 AMFleet Foxes, Novela da SBT.... e alguém gostou do som do Back Door?
irradiado por: Ritchie em janeiro 19, 2009 8:09 AM(Muitos rs) Lendo o post "Fleet Foxes, Novela da SBT.... e alguém gostou do som do Back Door?" lembrei daquela propaganda de cerveja que o cara dizia "Nós viemos aqui prá beber ou prá conversar?", tipo chamando o pessoal na responsa...
Sim, ouvi o Back Door, e eu não conhecia. E olha que conheço alguma coisa sim, pois tudo que meu pai ouvia na minha infância eu estava junto e o que ele ouvia antes de mim ele me mostrou depois. Assim como minha mãe tb.
Eles tocam algo assim meio lounge na maioria das canções e Folksong me encantou profundamente, só com esse pedacinho que ouvi.
Agradável dica, aumentei meu conhecimento musical.
bjsssss
Oi Ritchie, achei muito interessante apesar de ser dificil ter uma ideia melhor com a amostra que eles colocam de cada música. Mas da pra sacar o sax soando alto e vigoroso.
Vou atrás das musicas inteiras.
Lembrei de uma banda que eu curtia bastante nos 90, o Morphine que tambem substituia a guitarra pelo sax.Infelizmente o lider e vocalista da banda, Mark Sandman morreu durante um show em 99 aos 46 anos. Vc chegou a conhecer?
irradiado por: Sérgio em janeiro 19, 2009 12:22 PMSérgio,
Ouvi falar de Morphine mas nunca escutei. Vou procurar.
Para quem quiser ouvir trechos maiores de Back Door, sugiro o site LastFM:
http://www.last.fm/music/Back%20Door
Quando eu li esse post ontem, pensei logo no Morphine só pela descrição do Ritchie, mas não arrisquei falar nada antes de ouvir o Back Door -- obrigada, Sérgio. :)
Tem muito a ver! Mas acho o Back Door um tiquinho mais jazzy, jam session jazzy kinda jazzy... You know? Enquanto que o Morphine pode ser mais... Hmmm... Ácido? Viral? *rs* Um é '70s, o outro é '90s, um não tem vocal, o outro tem, um tem flauta, o outro não... Mas, sim, tem muita coisa em comum!
Quem nunca ouviu Morphine, tem que ouvir! *rs* Eu tenho (quase) todos os CDs. As letras também são absolutamente sensacionais. O Mark Sandman era um grande cara...
Tem follow up projects, Ritchie, depois do fim da banda. Você (e Sérgio e todos) podem procurar por "Orchestra Morphine" e "Twinemen" na iTunes store pra ouvir trechos -- no last.fm não tem. Você escuta ambos e imediatamente identifica o estilão do Dana Colley tocar sax. It's to fall *flat* in love with it.
Pra mim é TUDO saber que existiu, já nos anos 70, algo como Morphine. Até ontem, eu achava que era um conceito único. Mas o Ritchie, que já andava pelo mundo quando eu ainda nem era projeto de gente, acaba de dar uma aula aqui. :)
Adoro! Adoro esses Sons Dominicais. Ricardinho é tão legal com a gente... *rs*
irradiado por: Lulissima em janeiro 19, 2009 5:39 PMAliás... (Desculpa, me again...)
PRA OUVIR Morphine, pra quem ainda não conhece
http://www.deezer.com/#music/artist/2853
Clica em ALBUMS, escolhe um, aperta o play na música que você quer e esquece... Ele toca na seqüência as faixas.
Vou linkar porque é outra dica boa de site pra todo mundo. Sempre uso pra ouvir sons que ainda não conheço. Sabe quando você tá a fim de ouvir antes de comprar ou então não sabe qual disco você quer primeiro? Decisions, decisions... *rs*
Dá pra ouvir faixas, às vezes discos inteiros. Claro que não tem tudo -- afinal, é legal, é um catálogo, portanto. Também nem tudo é 100% correto sempre, como também no last.fm não é... But you get the idea. For future reference.
:)
irradiado por: Lulissima em janeiro 19, 2009 6:32 PMToc toc toc -
tem alguém aí? 3 dias sem posts...