sexta-feira, 20 de fevereiro 2009
Na Base da B12
A gravação do meu primeiro DVD, que começou na tarde do dia 18 e atravessou a madrugada, foi uma experiência única, inesquecível.
Foram quase 20 horas de gravação contínua no fabuloso estúdio Visom. Acredito que, modéstia à parte, conseguimos captar o registro de uma pequena obra de rara sensibilidade que vai tocar o coração de muita gente.
Todos os músicos brilharam. Foi um show de profissionalismo, resistência física e verve musical. Meu convidado especial, o saxofonista Rodrigo Sha, tomou um verdadeiro chá de cadeira, (devido a inúmeros problemas técnicos que assolaram o início das gravações, e à órdem prédeterminada de gravação das músicas). Mas, na hora agá, lá no meio da madrugada, ele fez muito bonito, acrescentando novos ares aos solos tão conhecidos de músicas como Menina Veneno e Pelo Interfone. Prestem muita atenção no nome deste artista e multi-instrumentalista talentosíssimo que surge agora no cenário carioca. Ele tem um trabalho solo lindo e é um músico excepcional.
Nosso baterista, Daniel Gordon, deu um show à parte. Minha ampla experiência nos estúdios de gravação, ao longo de quase 40 anos de carreira como músico, me ensinou uma coisa: se a bateria não estiver perfeita na gravação de base, não há nada que conserte isso depois, nem com todos os recursos técnicos do mundo. Pois o Daniel não só cumpriu o seu papel, como brilhou. Ao longo de uma gravação demorada e cansativa, numa agulhação quase que deshumana, ele manteve um pulso firme e forte, de uma musicalidade absurda. Foi mesmo emocionante presenciar o seu desempenho.
Lancaster demostrou toda sua criatividade nas linhas de baixo, colando na batida firme e forte do Daniel. Em conjunto, os dois fizeram uma "cozinha" rica e altamente vitaminada, criando condições sólidas de base para os vôos musicais dos outros músicos da banda.
Os meus dois guitarristas, Tavinho Menezes e Rodrigo Nogueira, também tocaram muitíssimo. Eles têm, cada um dentro de seu próprio estílo, uma sintonia quase que telepática. Tavinho, tirou um som limpo, clássico e cristalino, de técnica admirável e não decepcionou na hora dos solos enquanto o Rodrigo Nogueira, por sua vez, se destacou nas texturas processadas, sofisticadíssimas e altamente complimentares, que às vezes rivalizaram o som experimental de um dos seus gurus musicais, Jonny Greenwood, da banda Radiohead.
Meu co-produtor, Rodrigo Tavares, trouxe um verdadeiro arsenal de teclados analógicos e digitais para o estúdio e tocou muitíssimo, tecendo timbres de uma sensibilidade e bom gosto extraordinário, sempre evitando os clichês. Ele merece uma estrela maior por sua incansável dedicação ao projeto, inclusive nas longas horas de préprodução que antecederam os ensaios e a gravação do DVD. Sem a sua visão e preparação técnica e musical, jamais teriamos atravessado aquela noite com tamanho brilho. Para este companheiro de alguns anos de estrada eu realmente tiro o chapéu. Obrigado, Rodrigo. Você foi um copiloto exemplar nesse vôo longo e sem escalas.
A captação das imagens Full HD pela equipe do Canal Brasil, comandada com esmero pelo diretor Paulo Henrique Fontenelle, são um show à parte, de uma qualidade técnica e artística fora do comum.
O Samuel Betts, (Samuca para os amigos), o iluminador dos meus primeiros shows entre 1983 e 1987, voltou a encantar com suas texturas e projeções que fizeram o espaço reduzido do estúdio crescer à nossa volta. Ele criou cenas mágicas de luz para o hábil trabalho dos câmeras, estes liderados pelo incansável Eron, que carregou um pesado aparelho de Steadicam por horas e horas à fio. Quem viu as primeiras imagens sabe o quanto esta equipe trabalhou. Obrigado a todos vocês e à gracinha da Teresa Alvarez, (a assistente do Paulo Fontenelle), à Isabella da produção do Canal, à Rose, (nossa maquiladora simpaticíssima). Quero agradecer ao diretor de projetos do Canal Brasil, Carlos Wanderley, bem como às pessoas todas de sua equipe, que varreu a madrugada conosco. Meu abraço vai também para Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil, que acreditou desde o início nesse projeto e botou a mão no fogo para me dar esta oportunidade artística.
Quero agradecer, de coração, a toda a equipe incrível do Estúdio Visom, comandada pelo meu amigo e produtor, Carlos de Andrade, que soube conduzir com serenidade e conhecimento admiráveis, até nos momentos de maior frustração técnica, a difícil tarefa de captar o registro de áudio dessa gravação ao vivo. Obrigadíssimo também ao Ricardo Dias, nosso brilhante técnico de gravação, ao seu assistente, Leonardo Alcantara, ao coordenador de produção, Fernando Acar e aos assistentes de estúdio Ricardo Nogueira e Bia Escobar, (nossa querida "mulher claquete").
Honras ao mérito vão para nosso intrépido roadie, Junior Vernin, por 3 dias de trabalho intenso, quase sem descanso, na montagem e desmontagem dos equipamentos e pelos serviços atenciosamente prestados durante a gravação.
And last, but definitely not least... um obrigado todo especial ao incansável Lee Martinez, meu manager pessoal, por ter apostado em mim como artista e por ter ajudado tanto a transformar em realidade este meu sonho de longa data.
You guys rock!!!
UPDATE: Eu sabia que eu iria esquecer de alguém! Meu Thank You vai também para a Desirée, nossa fotógrafa e "mulher invisível", que bateu discretamente mais de 400 fotos durante toda a gravação e ainda fez os retratos da banda para a capa do DVD e do CD, logo no início da sessão.
Ritchie, só posso dizer uma coisa.
Seu sonho é nosso sonho.
Parabéns a todos(sem exceção) que o tornaram possível.
irradiado por: Sérgio em fevereiro 20, 2009 5:15 PMPARABÊNS,,,,,RITCHIE,,,vc merece todo o sucesso do mundo,,,,vc e toda sua familia ,,,,Deus ti abênçôe,,,,,
irradiado por: Juliano de Oliveira em fevereiro 20, 2009 9:42 PMSimplesmente não vejo a hora de assistir...
Qdo estará nas lojas? Vai vender no site?
Bjos mil e parabéns a todos!
*sniff*
É gente pra dedéu, hein? Uau. Thanks for sharing in such rich detail with us, Ritchie. E a gente agradece daqui, pode ter certeza. <3
irradiado por: Lulissima em fevereiro 21, 2009 6:37 AMë um enorme prazer falar com vc Ritchie, sou seu fà desde os anos 80, eu me apresentava em festinhas dublando vc,rsrs..canto seu primeiro disco "todo",rs, enfim..sou de BH, amigo do Eron, que captou as imagens do seu dvd(sou fà dele tambem!), entrei aqui pra ver seu blog e quero te parabenizar pelo seu trabalho.Sucesso!!
abs
kuringa.
"vamos esquecer as crises, hj nós somos felizes, ninguem precisa de grana, pra ser bacana....
PARABENS PRA VCCCCCCCCCCCCCCC..HEI YEI IÉÉ
ë um enorme prazer falar com vc Ritchie, sou seu fà desde os anos 80, eu me apresentava em festinhas dublando vc,rsrs..canto seu primeiro disco "todo",rs, enfim..sou de BH, amigo do Eron, que captou as imagens do seu dvd(sou fà dele tambem!), entrei aqui pra ver seu blog e quero te parabenizar pelo seu trabalho.Sucesso!!
abs
kuringa.
"vamos esquecer as crises, hj nós somos felizes, ninguem precisa de grana, pra ser bacana....
PARABENS PRA VCCCCCCCCCCCCCCC..HEI YEI IÉÉ
ë um enorme prazer falar com vc Ritchie, sou seu fà desde os anos 80, eu me apresentava em festinhas dublando vc,rsrs..canto seu primeiro disco "todo",rs, enfim..sou de BH, amigo do Eron, que captou as imagens do seu dvd(sou fà dele tambem!), entrei aqui pra ver seu blog e quero te parabenizar pelo seu trabalho.Sucesso!!
abs
kuringa.
"vamos esquecer as crises, hj nós somos felizes, ninguem precisa de grana, pra ser bacana....
PARABENS PRA VCCCCCCCCCCCCCCC..HEI YEI IÉÉ