sexta-feira, 30 de abril 2004
I Seek You
On Fri, Apr 30, 2004, 5:48 PM,
Enio Sam :
Ritchie?
+)-( r i t c h i e :
oi
Enio Sam :
Uma coisa que eu nem sei pq nunca te contei
Enio Sam :
adivinha o que eu estava fazendo há exatos 21 anos atrás (na verdade dentro de 10 minutos, às 18)?
Enio Sam :
30 de abril de 1984
+)-( r i t c h i e :
nao sei...
Enio Sam :
Eu estava me casando. Na Igreja.
Eu mesmo busquei a noiva de carro
+)-( r i t c h i e :
uau
Enio Sam :
Ela entrou e no caminho tocou menina veneno. Quando parei o carro na porta da Igreja ela disse: tem certeza que vc quer casar com a menina veneno?
Eu disse que tinha e me fodi...
quinta-feira, 29 de abril 2004
Luau 20 e Poucos Anos
Ceará... here we come!
Sexta 07/05 - Juazeiro do Norte (Ritchie & Leo Jaime)
Sábado 08/05 - Fortaleza (Ritchie)
Domingo 09/05 - Sobral (Ritchie & Leo Jaime)
terça-feira, 27 de abril 2004
Noites Cariocas Fotos
Ritchie, Leo Jaime, Evandro Mesquita, Leoni, MC Kid Viníl 24/04/04
Noites Feliz!
[fotos: Pedro Drummond © 2004 www.ritchie.com.br]
domingo, 25 de abril 2004
Ouvido nos Bastidores
Especial Noites Cariocas #2
Ouvido nos bastidores antes do show:
Take 1.
- Ritchie, não quero te incomodar mas preciso te contar uma coisa.
O rapaz tinha em torno de 25 anos e estava sorrindo de orelha a orelha.
- É que meu pai é cabelereiro e cortava o cabelo dos cinco meninos lá em casa. Eu tinha apenas 5 anos. Todo mês o pai sentava a gente na cadeira e perguntava:
- Então meninos, como vai ser o corte de hoje?
E a gente:
- Igual ao do Ritchie, pai!
Take 2.
Nilo Romero: - Pô, Ritchie, que loucura estar conversando com você de novo aqui nesse lugar. Foi neste palco que eu estreei como baixista na sua banda há exatos 21 anos. Era meu primeiro trabalho profissional como músico. Vai ser emocionante ouvir essas músicas de novo...
Take 3.
Ouvido no camarim depois do show:
Leo Jaime: - Hoje sou um tiozinho feliz!
domingo, 18 de abril 2004
Noites na Faixa
Sábado que vem (24/04) tem Especial Anos 80 II no Oi Noites Cariocas. Evandro Mesquita, Leo Jaime, Leoni, Kid Viníl e eu subiremos juntos de bondinho para pisarmos novamente neste palco mágico onde nossos carreiras decolaram há duas décadas.
Venha ser feliz de novo com a gente!
Se você pretende estar no Rio no fim de semana que vem, existem duas maneiras de você conseguir ingressos para o show :
1. Vá até um dos pontos de venda no Rio e compre o seu ingresso. Mas corra, pois eu garanto que, como da outra vez, eles vão esgotar rapidadmente.
Ou
2. Responda rápido ao nosso Quiz exclusivo e concorra a um par de ingressos com direito a bondinho e tudo!
Quem for sorteado entre as respostas certas até meio-dia nessa quinta-feira próxima (22/04) vai receber uma senha exclusiva no email que poderá ser trocada por 2 ingressos na bilheteria do Noites Cariocas na noite do show (24/04).
Participe! Boa Sorte!
sexta-feira, 16 de abril 2004
Garotas Que Dizem Ni
Um luxo só! As famosas garotas que dizem ni resolveram me entrevistar especialmente para as comemorações de seu primeiro aniversário. O blog das garotas, devo dizer de passagem, é um dos mais chiques e engraçados da web.
Confira agora o post Mais que um menino veneno e leia a entrevista na integra.
E não esqueça de votar nelas no top 3 do prêmio iBest. Elas merecem!
Amanhã (17/04) não perca a festa de arromba das garotas no Darta Jones 80s Bar na Rua dos Pinheiros 573, SP. Vai ser Deelicious!.
Parabéns Fla, Vivi e Clara... eu adoro vocês também.
quinta-feira, 15 de abril 2004
A Dança das Gravadoras
Recebo diariamente dezenas de emails querendo saber onde meus discos podem ser encontrados nas lojas ou online.
A triste verdade é que vivemos num país onde o catálogo dos artistas é praticamente desprezado pelas grandes gravadoras. Quando relançam alguma coisa é invariavelmente sob a guisa de coletânea com capas cada vez mais horrorosas. Ficha técnica? Que nada! Apenas listas intermináveis de outros relançamentos da gravadora no esquema caça-níquel.
Neste momento existe no mercado apenas um disco meu, o recém-lançado Auto-Fidelidade.
Meu disco mais procurado, Vôo de Coração já foi relançado em cd pela SonyMusic em várias ocasiões ao longo dos anos mas saiu de linha recentemente (embora o disco ainda consta no site da SonyMusic).
Só tem um jeito de mudar isso: fazendo um lobby agressivo junto ás gravadoras exigindo o relançamento dos seus discos prediletos. Aproveite para chamar a atenção para o fato de que elas, com seu habitual descaso, estão estimulando assim a pirataria e os downloads ilícitos pela Kazaa etc. (Falar em pirataria sempre deixa as gravadoras de cabelo em pé).
Meus primeiros discos, Vôo de Coração, E a Vida Continua e Circular sairam pelo selo Epic (selo da SonyMusic):
Faça sua reclamação com a SonyMusic aqui.
Loucura e Mágica, Pra Ficar Contigo, Sexto Sentido, e Tigres de Bengala foram lançados pela Philips/Polygram (hoje Universal).
Deixe sua queixa com a Universal aqui.
Todos perdem com esta situação, artista, gravadora e principalmente vocês, os fãs. Participe! Vamos tentar mudar este quadro lamentável...
domingo, 11 de abril 2004
Sons Dominicais III
White Ladder de David Gray é um velho favorito meu para as manhãs de domingo. Um disco despretensiosamente gravado no quarto da casa do cantor e compositor, ele mostra um artista já amadurecido, de estílo bem próprio com um pé no folk/rock clássico de Van Morrison e outra bem plantado nas tendências eletrônicas da atualidade.
O trabalho impressionante do baterista/backing vocalista/programador/produtor Clune merece um destaque à parte.
Melhor que ouvir este disco é ver o dvd David Gray Live at the Point que registra um show antológico em Belfast, Irlanda, onde o Gray faz sucesso há muitos anos. Um deleite musical.
quarta-feira, 07 de abril 2004
O Pato Lógico
Ênio Martins, meu novo personal manager
Novidades no front!
Eu andei um pouco down por esses dias porque eu me desentendi com meu produtor e de repente, fiquei "sem-pai-nem-mãe" e com uma agenda de shows a cumprir. (Deu pra entender agora, Sergio?).
Mas a confusão durou pouco. Meu amigo Blog'n'Roller, Ênio Martins, veio me salvar. E se depender só de mim, será ele quem vai segurar as rédeas da minha carreira artística daqui pra frente.
Estou muito feliz de tê-lo como meu novo Personal Manager. Além de ser uma pessoa maravilhosa com quem eu me dou super bem, Ênio e eu compartilhamos um gosto musical muito parecido e por ele ter trabalhado durante anos em rádio, ele entende de artista (e deste que vos fala em particular) como poucos.
Sou um peixe/dragão movido a intuição e algo me diz que esta relação (tanto profissional quanto de amizade) vai dar muito certo.
Bem vindo a bordo, Ênio-guy! You're the Man!
segunda-feira, 05 de abril 2004
American Splendour
O rabugento Harvey Pekar visto por Robert Crumb
Eu adoro os desenhos de Robert Crumb. Desde o início dos anos '70 quando descobri Fritz The Cat virei fã do seu traço cru e revelador. Ele tirava sua inspiração das pessoas comuns, os losers e junkies que frequentam o lado escuro da vida, os verdadeiros anti-herois do American Dream.
Foi então com bastante curiosidade que eu assisti ontem o dvd American Splendour sobre Harvey Pekar, um Zé Ninguém das ruas de Cleveland, cuja personalidade rabugenta e vida mundana foi ilustrada em incontáveis revistas em quadrinhos por Crumb e em seguida pela nata dos artistas do desenho underground até que se tornasse um clássico do genero.
Harvey hoje tem 60 e poucos anos e continua mais rabugento do que nunca. A diferença é que agora o filme sobre sua vida foi festejado no Festival de Cinema em Cannes e ele virou um icone das massas (pelo menos nos EUA).
Onde mais seria possível fazer sucesso com uma revista em quadrinhos inteiramente sobre seu tratamento contra cancer na virilha em 1990 (Our Cancer Year)?
Este dvd é bizarro no extremo e altamente recomendado. Procure na sua locadora.
domingo, 04 de abril 2004
Sons Dominicais II
Prefab Sprout é uma banda conhecida por poucos. Descobri por acaso enquanto eu procurava cds do Thomas Dolby e acabei esbarrando nos discos desta banda, da qual Dolby era o produtor na época.
Os Prefabs jamais frequentaram as paradas de sucesso brasileiras e este disco de 1997 nem é considerado seu melhor trabalho (pessoalmente, acho que a taça vai para Steve McQueen/Two Wheels Good de '83). Mas Andromeda Heights é um disco sensível, delicado e perfeito para ouvir numa manhã de domingo.
Desde a primeira pérola Eletric Guitars até a derradeira faixa título, este disco mostra o compositor e bandleader Paddy McAloon numa fase invejável de maturidade pop. São 12 canções de amor inspiradíssimas e cheias de surpresas musicais agradáveis.
Talvez a maior qualidade da banda seja a habilidade de transcender os gêneros e sempre soar contemporânea apesar de não ter semelhança com qualquer outra banda do planeta.
É um som atemporal para ser apreciado a qualquer hora - mas principalmente numa manhã tranquila de domingo.
Ritchie recomenda!
quinta-feira, 01 de abril 2004
Do Balacobaco
Beto, Liminha, Rita, Ritchie e Dadi no camarim do Canecão
Desculpe a qualidade tosca da foto acima (preciso urgentemente de uma máquina decente com mais de 300 pixels!) mas eu não pude deixar de registrar esse reencontro com grandes amigos e compartilhá-lo com vocês.
O show foi ontem no Canecão do Rio onde minha fada-madrinha, Rita Lee, estava em plena forma depois de um tempinho afastada dos palcos para tratar da saúde. E que show lindo!
Liminha e Rita, para quem não sabe, são os primeiros brasileiros que eu conheci na vida, há mais de trinta anos na Inglaterra. E foi essa amizade inapagável que me trouxe ao Brasil para viver de música.
(Meu primeiro encontro com o Dadi eu já contei em outro post mas é de longa data também, 1973 para ser exato).
E o Beto Lee, que está tocando cada vez melhor, me falou no camarim que quer fazer parte da minha banda também.. olha só que luxo!
Essa turma é mesmo do balacobaco!