quarta-feira, 27 de outubro 2004
Banda Larga
Um dos maiores prazeres do músico é poder tocar com outros músicos.
Mas a realidade é que num país do tamanho do Brasil, a coisa sempre complica na hora de se organizar uma turnê. Muitos contratantes desistem do nosso show apenas porque o custo de passagens/aluguel do ônibus, alimentação e hospedagem de uma trupe de 9 pessoas é muito elevado.
Pensei em diminuir o tamanho do show para algo mais simples, típo voz e violão. Fiz alguns shows assim e são sempre surprendentes. Pretendo fazer outros porque gostei. Mas este típo de show só funciona para um típo de lugar mais aconchegante, intimista.
Numa conversa nos bastidores do Noites Cariocas, Leo Jaime me convenceu a seguir com ele rumo ao nordeste onde fizemos shows maravilhosos juntos com a sensacional banda The Singles. E percebi que este formato reunia o útil ao agradável.
Primeiramente, é agradabilíssimo tocar com essa gente nova, com seu olhar, humor e ouvido diferente do meu costume. E se para eles é bom tocar comigo, para mim é melhor ainda tocar com eles e sentir o seu entusiasmo.
Em segundo lugar, eu poderia me deslocar pelo país com maior facilidade. A mesma banda que me acompanha em Fortaleza, por exemplo, o faz em todo o território nordestino.
Estou atualmente montando uma outra banda em São Paulo e quero fazer a mesma coisa em Porto Alegre, Florianópolois, Salvador, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte.
Se você toca e/ou faz parte de alguma banda pop/rock esperta baseada numa destas cidades acima, entre em contato comigo.
Preferência será sempre dada às bandas que já tocam e ensaiam juntos regularmente e que tenham pelo menos 2 vocalistas disponíveis para backings.
A formação ideal de base seria:
teclado(s)
guitarra
bateria
baixo
(2 vocalistas)
opcional:
violão
percussão
sax tenor/alto
domingo, 24 de outubro 2004
Sons Dominicais XI
Este é o primeiro disco solo de Frank Zappa e fez grande sucesso na época do seu lançamento mesmo sendo ele quase todo instrumental, com a notável exceção da faixa Willie the Pimp na voz inconfundível de Captain Beefheart.
Uma marca histórica do Rock, o disco é ao mesmo tempo acessível e cerebral.
A faixa de abertura, Peaches en Regalia, talvez seja a música exemplar da curta e brilhante carreira do Zappa e demostra todo o humor, a visão e a competência deste músico, produtor, arranjador e band-leader extraordinário.
Ritchie recomenda!
sábado, 23 de outubro 2004
Distrato
Demorou...
O presidente da gravadora me ligou ontem para me dizer que não teria mais condições de realizar a gravação do meu cd/dvd ao vivo porque o mercado está em crise, que a vendagem de discos está baixa, que a pirataria... etc e tal, e que chegou a hora de fazer alguns cortes no orçamento e no cast de artistas.
- Você está me dispensando, é isso?
- Não, Ritchie, eu não gosto deste termo, prefiro falar em "distratar".
Bom, dispensando ou distratando, o resultado é o mesmo: não será nesse ano (e nem pela DeckDisc) que vai sair o tal prometido cd/dvd.
Mas eu não perdi a esperança. E aprendi que não vale a pena a gente se meter com gravadora nesses dias turbulentos. Elas sabem que estão com os dias contados e vivem em estado de pânico.
So I'm going underground.
Vou continuar tocando por aí com minha banda maravilhosa. Vamos registrar os melhores momentos algum dia desses e vai sair o cd/dvd nem que seja pelas bancas de jornal.
Me aguardem...
domingo, 10 de outubro 2004
Sons Dominicais X
Tea for the Tillerman - Cat Stevens 1970
Hard Headed Woman, Where Do the Children Play?, Wild World, Into White, Father and Son, Longer Boats, Sad Lisa são todas canções deslumbrantes deste segundo disco do mestre Cat Stevens (aka Yusuf Islam).
Os arranjos delicados e a produção impecável do produtor Paul Samwell-Smith fazem com que estas canções eternas nunca se perdem no tempo.
Ritchie recomenda!
sexta-feira, 08 de outubro 2004
Air Guitar World Championship
Bucketbutt no Campeonato Mundial de Guitarra Imaginária
Confira as performances aqui.
Post casadinho com Blog'n'Roll
terça-feira, 05 de outubro 2004
And The Beat Goes On
Com João Calmon - somewhere in Minas 2003
Meu baterista Jõao Calmon manda avisar que já retirou o gesso do braço, está apenas de munhequeira e deve receber alta em alguns dias graças também a injeções cavalares de prefiro-nem-saber-o-quê. Está aproveitando a folga para consertar o aro de uma caixa de 12" que vai ficar maravilhosa, segundo o próprio.
And the beat goes on...
sexta-feira, 01 de outubro 2004
October Song
I'll sing you this October song,
Oh, there is no song before it.
The words and tune are none of my own,
for my joys and sorrows bore it.
Beside the sea
The brambly briars in the still of evening,
Birds fly out behind the sun,
and with them I'll leavng.
The fallen leaves that jewel the ground,
They know the art of dying,
And leave with joy their glad gold hearts,
In the scarlet shadows lying.
When hunger calls my footsteps home,
The morning follows after,
I swim the seas within my mind,
And the pine-trees laugh green laughter.
I used to search for happiness,
And I used to follow pleasure,
But I found a door behind my mind,
And that's the greatest treasure.
For rulers like to lay down laws,
And rebels like to break them,
And the poor priests like to walk in chains,
And God likes to forsake them.
I met a man whose name was Time,
And he said, "I must be going,"
But just how long that was,
I have no way of knowing.
Sometimes I want to murder time,
Sometimes when my heart's aching,
But mostly I just stroll along,
The path that he is taking.
[© Robin Williamson/The Incredible String Band]