sábado, 27 de novembro 2004
É Fantástico
É Fantástico! O Show dos Anos 80
Não sei se você repararou, mas últimamente só se fala por aí dos anos '80.
Na semana passada foi a vez de Guilherme Bryan lançar o livro Quem Tem um Sonho Não Dança que assume a década de oitenta como um fenômeno musical e cultural.
Agora vem aí o Almanaque dos Anos 80 de Luiz André Alzer e Mariana Claudino (Editora Ediouro). Este revela, em drops, os artistas, brinquedos, eventos, joguinhos, guloseimas, programas de TV etc que caracterizaram a década.
Vai passar uma reportagem de Renata Rodrigues sobre os Anos 80 e seus símbolos no Fantástico, provavelmente no domingo que vem. Gravei meu depoimento aqui em casa ontem para o programa. Não percam. Acho que vai ser bem interessante.
Tem até uma página recém publicada no site da UOL onde você pode votar na melhor e/ou na pior música dos anos 80. Menina Veneno, por exemplo, se encontra atualmente em 6º lugar entre as melhores e em 7º lugar na parada das piores.
E isto é bem sintomático de uma década que ainda divide o público entre admiradores e detratores. Fala se bem e fala se mal dos anos 80. Mas por algum motivo, é uma década que reluta em fugir da consciência nacional.
Por quê?
Será que eramos felizes e não sabiamos?
The Show Must Go On
foto: M.Velasquez
Confirmados para o mês de dezembro mais dois shows da série Especial Anos 80. O primeiro será no dia 16 no bom e velho Morro da Urca RJ, vulgo: Noites Cariocas.
Outro será bem longe de casa, em Rio Branco no Acre no dia 28.
Os shows contarão com a presença de Leo Jaime, Leoni, Evandro Mesquita além deste que vos fala.
Para o início do ano estamos planejando uma mini temporada, provavelmente no pub Charles Edward de São Paulo durante o mês de janeiro. Desta vez será só eu e meu violão acompanhado de eventuais amigos e convidados especiais. Detalhes a seguir quando forem acertadas as datas.
sexta-feira, 26 de novembro 2004
Los Tres Amigos
Eu e Luiz Paulo Simas fizemos uma visita ao estúdio do amazing Carlos Trilha onde nosso colega de Vímana, o Lobão, está gravando seu próximo petárdo musical. Este estava em grande forma e muito bem humorado. Enquanto Luiz não chegava eu fiquei ouvindo várias músicas novas ainda em estado bruto mas bastante prometedoras. Pelo jeito vai ser um disco bem dark. Dou destaque para a lisérgica e sinuosa Vamos pro Espaço.
A revista Outra Coisa, da qual o Grande Lobo é editor-chefe, vem esse mês com um cd hiláriante da dupla Réu e Condenado de Goiânia. Vale a pena conferir. Nas bancas de todo o país.
domingo, 21 de novembro 2004
Sons Dominicais XIII
Annette Peacock - X-Dreams - 1978
Pra mim ela tem a voz mais sensual do universo.
Pianista autodidata, cantora de estílo inconfundível, Annette Peacock aliou sua veia poética e intuição musical às lições aprendidas ao lado (e na sombra) de seus dois ex-maridos jazzistas, Paul Bley e Gary Peacock para produzir essa joia rara que é X-Dreams.
Abrindo com o impressionante vocal de My Mama Never Taught Me How to Cook o disco atinge seu ápice sonoro na arejada e sinuosa bossa'n'jazz This Feel Within, e na versão revolucionária da standard do Elvis Presley, Don't be Cruel.
Gravado na Inglaterra com a ajuda de feras como Bill Bruford na bateria, Chris Spedding e Mick Ronson nas guitarras, o disco é muito à frente do seu tempo e abriu alas para o trabalho de outras divas expressivas, como Laurie Anderson, Björk e PJ Harvey.
Embora o disco acima esteje atualmente fora de catálogo, acaba de ser lançado uma coletânea, My Mama Never Taught Me How to Cook: The Aura Years 1978-1982, que contem todas as faixas de X-Dreams além de outras pérolas como The Succubus.
Ritchie recomenda!
quinta-feira, 18 de novembro 2004
Repeteco
O show do Luiz Paulo Simas ontem no Mistura Fina foi muito bacana. A casa estava lotada e as emoções do saudoso reencontro de grandes amigos dominavam o palco.
Lobão, que estava participando de um outro show no Rio na mesma noite, quase não chegou à tempo. Ele subiu ao palco enquanto Luiz estava anunciando a última música e arrasou tocando bateria na inédita Fala Lobão!, homenagem do Luiz Paulo ao amigo de longa data.
Eu cantei A Sombra da Partida, uma balada tirada do meu quinto disco, Pra Ficar Contigo, que é minha única parceria pós-Vímana com o anfitrião da noite.
Foi um show lindo, variado, cheio de bom humor e musicalidade.
E hoje à noite vamos todos repetir a dose...
21hs no Mistura Fina da Lagoa, Rio de Janeiro.
segunda-feira, 15 de novembro 2004
Mistura Fina
Nesta quarta-feira 17/11 eu estarei no Rio participando como convidado do show do meu amigo Luiz Simas no Mistura Fina, Lagoa às 21 horas.
Para quem não sabe, Luiz foi o tecladista da banda Vímana e vive nos EUA há muitos anos. (Leia mais aqui).
O show que abrange sua carreira musical de 40 anos ainda vai contar com as participações especiais de Lobão, Fernando Gama, Cláudio Nucci, Claudinho Infante, Mu Carvalho, e membros das bandas Agora 4 e Módulo Mil entre outros.
As entradas estão a venda no Mistura Fina e no site do Ticketronics.
domingo, 07 de novembro 2004
Sons Dominicais XII
Groundhogs - Thank Christ for the Bomb - 1970
Formada em 1968 a banda britânica Groundhogs, liderada pelo guitarrista Tony McPhee, fazia parte da enxurrada de blues bands puristas que surgiram no país no final dos anos 60.
Menos conhecida mundialmente que seus rivais conterrâneos Cream e Led Zeppelin, a banda decidiu partir por uma trilha mais progressiva com este disco que fez grande sucesso na Inglaterra, chegando ao topo das paradas depois de despertar a atenção do saudoso e lendário DJ, John Peel que tocava a música Soldier exaustivamente no rádio.
O disco é realmente um primor com sua forte mensagem anti-bélica, letras inteligentes, o som de guitarra inconfundível do McPhee e uma coleção de canções irretocáveis como Garden, Ship on the Ocean, Excentric Man além da supracitada e a faixa título com seus versos controversiais.
Mais atual do que nunca nos conturbados dias de hoje, este é um dos meus discos prediletos de todos os tempos.
Ritchie recomenda!