Ritchie Banner

sexta-feira, 29 de abril 2005

Falha Eletrónica

Atenção galera de SP:

Devido a uma falha grave no sistema de compra de ingressos online da DirecTV Music Hall, o que vem ocorrendo há dez dias, e que impediu a compra de ingressos justamente para nosso show Geração 80 até ontem, tivemos que cancelar a apresentação de hoje (sextafeira). Amanhã (sábado) vai ter o show com certeza. E vamos arrebentar! Lamentamos muito. O problema fugiu inteiramente do nosso controle e acabou nos prejudicando, e muito.

Maiores detalhes sobre este gafe federal no blog do Leo Jaime, no post de 28/04/05.

irradiado por Ritchie às 12:19 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (19)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


segunda-feira, 25 de abril 2005

DirecTV Hall Bis

directvbis_all.jpg

Nesse fim de semana (29 & 30/04) teremos mais dois shows Geração 80 no DirecTV Music Hall em São Paulo, com Leo Jaime, Leoni, Kid Viníl, Roger e eu.

UPDATE: Os ingressos agora estão disponíveis novamente no site da ticketmaster. Compre seu ingresso online aqui.

Pelo telefone, disque (011) 6846-6040 para acessar o menu do DirecTv Hall e comprar seu ingresso. Lá você também encontra maiores informações sobre o show.

Até já...........

irradiado por Ritchie às 1:20 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (10)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sexta-feira, 22 de abril 2005

Pub Rock no Charles Edward

ritchie_ce_20_05.jpg
suando a camisa no palco do Charles Edward

Acho que a última vez que eu toquei num pub foi em 1971, na Inglaterra. Apesar do bar Charles Edward ficar no coração de São Paulo, o clima é de um autêntico pub inglês. O som da casa é simples mas muito bom e apesar do show ter sido realizado numa véspera de feriado, estava cheia de gente bonita querendo ver nosso show bem de perto, num clima pra lá de intimista.

Os músicos arrasaram mais uma vez. Sinto que estamos chegando ao ponto e a cada novo show, vejo crescer o potencial dessa banda sensacional. É Rock'n'Roll na veia. Vamos repetir a dose, no mesmo local, no próximo dia 4 de maio, uma quarta-feira.

ce_banda_camarim.jpg
no camarim improvisado, pouco antes de entrar no palco

Antes disso, porém, vou participar de mais dois shows Geração 80 no DirecTV Music Hall, na mesma cidade, nos dias 29 e 30 de abril.

O elenco, desta vez, será Leo Jaime, Leoni, Kid Viníl, Roger (Ultraje) e eu. Há grande possibilidade de Paulo Ricardo participar também (mas apenas no show do dia 29, pois ele tem show com sua banda, PR5, marcado para o dia seguinte em Minas).

De um jeito ou de outro, a gente se vê por lá...

irradiado por Ritchie às 8:29 AM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (11)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 17 de abril 2005

G80 Claro Hall Fotos

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Geração 80 em alto astral no Claro Hall

O show está cada vez melhor. E tivemos novos integrantes ontem: Paulo Ricardo e Guilherme Isnard. Fechamos mais 8 shows do G80 para percorrer as grandes capitais do Brasil. Queremos que o Brasil todo tenha a oportunidade de participar desta festa. Quem viu já sabe: é diversão garantida... Em breve numa cidade perto de você!

Clique aqui para ler a matéria do Universo Musical sobre o show G80, junto com uma galeria de novas fotos.

irradiado por Ritchie às 1:10 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (25)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sexta-feira, 15 de abril 2005

Going Up

bonde_leo_ritchie.jpg
Leo e Ritchie sobem o Morro mais uma vez

Hoje fiz uma entrevista para a BandTV junto com meu grande amigo, Leo Jaime. Perguntaram onde no Rio queriamos ser entrevistados e ambos demos a mesma sugestão: o Morro da Urca. Afinal, foi lá em cima que rolaram nossos primeiros shows no começo dos anos 80. E foi lá que nasceu a idéia do show Geração 80 que repete a dose amanhã no Claro Hall.

Fazia tempo que eu não havia subido o morro de dia. Como é linda essa cidade!

silver_bay.jpg
Daqui de cima, tudo é beleza só.

A entrevista foi legal. Acaba de passar, nesse instante, no jornal do Rio da Band. E estamos em alto astral para o show de amanhã. Vai ser "uma noite sem dormir", com certeza. Rock'n'Roll forever!

irradiado por Ritchie às 7:21 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (2)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sábado, 09 de abril 2005

G80 Novo Elenco

g80_claro_lineup.jpg
leo jaime, leoni, kid vinîl, ritchie, guilherme isnard, paulo ricardo

Este é o lineup para a nova edição carioca do mega-show, Geração 80.

Alô Rio de Janeiro! Sábado, dia 16 de abril, a gente se vê no Claro Hall. Esta será a última chance para os cariocas se divertirem de verdade... portanto, não perca! Junte os amigos, a família, o cachorro e o papagaio e vamos todos detonar a casa na festa mais animada dos últimos tempos.

Ingressos já à venda online no www.ticketmaster.com.br

tel: 0300 789 6846

(E no final deste mês de abril, estaremos repetindo a dose em São Paulo com mais dois shows G-80 no DirecTV Music Hall).

irradiado por Ritchie às 2:32 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (12)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quarta-feira, 06 de abril 2005

Donato vs Deodato

donato.jpg deodato.jpg
João Donato & Eumir Deodato

Depois da gravação do meu primeiro disco, Vôo de Coração, em 1983, comprei meu primeiro sintetizador, um poderoso Jupiter 8, da Roland. Foi apenas o início, comecei a colecionar teclados eletrônicos. Os produtores do meu 3º disco, Circular, trouxeram da Inglaterra a recém-lançada tecnologia MIDI e eu fiquei fascinado com a possibilidade de ligar um instrumento no outro, somando os timbres. Com a ajuda de um computador Atari ST, montei um pequeno estúdio MIDI em casa que aos poucos foi crescendo até virar uma sala "state-of-the-art". Isso foi em 1986. Foi um dos primeiros estúdios do genero no Brasil e, por isso, acabou atraindo a atenção de muitos músicos amigos, interessados nas possibilidades que a então-nova tecnologia oferecia, a de gravar arranjos complexos diretamente no computador sem o auxílio de fitas de gravação convencionais.

Um desses músicos era o João Donato, grande figura da Bossa Nova e autor de pérolas como "A Rã". João só conhecia o piano acústico e elétrico. Essa tecladaria toda era uma grande novidade para ele e quando ele viu a partitura sendo escrita, em tempo real, na pequena tela do computador, enquanto ele tocava, ele ficou maravilhado. Para quem escrevia suas partituras a lápis era, de fato, uma mão na roda. As possibilidades, para ele, eram enormes. Em 1989, ele passou a frequentar minha casa quase diariamente e eu, por minha vez, enquanto pilotava as geringonças todas, aproveitava a oportunidade para observar, ouvir e aprender com esse mestre do suingue carioca.

No final de cada dia, registravamos as gravações do dia em fita DAT e eu fazia cópias em K7 para que Donato pudesse ouvir tudo na casa dele. Sendo o rei do improviso que ele é, este acabou registrando muita coisa inédita enquanto aproveitava a tecnologia MIDI para elaborar arranjos completos das suas músicas.

Um dia, recebi um telefonema do meu grande amigo Sérgio Dias, guitarrista dos Mutantes, que nessa época morava no Rio.

- Estou aqui com meu amigo, Eumir Deodato. Ele está visitando o Brasil e está muito interessado em ver teu estúdio. Posso passar aí com ele hoje à tarde?

(Deodato, para quem não sabe, é considerado um dos maiores arranjadores do mundo. Além do seu trabalho próprio, é conhecido também por ser o arranjador predileto da cantora islandesa, Björk).

Liguei pro Donato avisando que naquele dia não seria possível ter nossa sessão habitual. Expliquei que o Deodato vinha em casa visitar meu estúdio.

- Deodato! Que nada, Ritchie! Ele vai aí só para ouvir minhas fitas! Pelo amor de Deus, não deixe ele ouvir nada, 'tá combinado?

- Calma, João! Isso não passa de paranoia sua. O cara nem sabe da existência das nossas fitas demo, que eu saiba. E mesmo se ele quisesse ouvir, qual seria o problema disso?

- É que ele já fez isso comigo uma vez! Mostrei uma música minha pra ele e ele voltou para Nova Iorque e fez um arranjo igualzinho ao meu, no disco dele, e pior, nem me deu crédito... Esconde as fitas, pelo amor de Deus!

- Tá bom, Donato, mas digo mais uma vez, acho que isso não passa de paranoia sua. Nem vou falar do assunto com ele e vou esconder as fitas se isso te deixa mais tranquilo...

Desliguei o telefone. Esses caras da Bossa Nova já levavam fama de doidos, mas eu havia detectado o desespero na voz dele e resolvi esconder as fitas.

De tarde, Serginho e o Deodato chegaram na minha casa. Antes de chegarmos no estúdio, nos fundos da casa, este virou pra mim e falou:

- Ritchie, alguém me disse que você anda fazendo umas demos com Donato. Sou grande fã do cara, você poderia me mostrar as fitas?

Tentei manter a cara mais lavada do mundo:

- Lamento muito, Deodato, mas o João sempre leva as fitas pra casa dele no final das sessões... não tenho nada aqui comigo que eu possa te mostrar.

E acabou ficando por isso mesmo...

-=-=-=-=-=-

Segundo um estudo feita pela Universidade de Califórnia em 1984, "Paranoia é uma forma de híper-sensibilidade ou consciência elevada. Os casos mais extremos dessa sensibilidade ocorrem entre músicos e poetas".

irradiado por Ritchie às 11:49 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (14)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 03 de abril 2005

Sons Dominicais XVII

gerry_raferty_city_to_city.jpg
Gerry Rafferty - City to City - 1978

Era 1978. Eu e minha mulher estavamos visitando velhos amigos em Paris. Ficamos acomodados, por falta de outro espaço, no quartinho da babá da família enquanto esta estava de férias. Um dia de manhã eu encontrei este disco na coleção da moça e coloquei pra tocar na sua vitrolinha por pura curiosidade. Fiquei maravilhado com o que eu ouvi e saí em seguida para comprar o disco pra mim mesmo.

De vez em quando, alguém lança um disco pop quase perfeito, aquele que você quer ouvir sempre por inteiro, sem pular determinadas faixas. São raros os artistas que conseguem fazer esta proeza mas Gerry Rafferty o fez, sem dúvida, com este City to City.

Desde a faixa de abertura até a última nota musical, o disco tem uma qualidade melódica impressionante e arranjos impecáveis. É o mesmo disco que traz a faixa Baker Street, cujo linha de sax, (tocada por Rafael Ravenscroft e amplamente "homenageada" por Lulu Santos em seus shows com Milton Guedes nos anos 90), toma o lugar do refrão cantado. Esta música foi um mega-hit mundial. Mas acabou ofuscando o resto do disco, que trazia outras pérolas como Right Down The Line, Stealin' Time, Mattie's Rag & Whatever's Written in Your Heart.

Furei o disco de tanto tocar e comprei o cd assim que foi relançado. É, provavelmente, um dos discos que mais me influenciou como compositor, depois, claro, de todos dos Beatles. E, como estes, City to City do Gerry Rafferty soa tão maravilhoso, hoje em dia, quanto naquela primeira vez em que ouvi.

Ritchie recomenda...

irradiado por Ritchie às 2:40 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (10)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sexta-feira, 01 de abril 2005

April Fool's Day

alvinL.jpg eniosam.jpg

Hoje é o aniversário de dois caras muito especiais. Alvin L., meu parceiro musical - autor da letra/manifesto da música Auto-Fidelidade, entre outras - e Enio Martins, meu personal manager. Ambos cumprem uma função importante na minha vida profissional, a de me "traduzir"; o primeiro (como letrista) para meu público e o segundo (como empresário) para os contratantes de show.

Parabéns, rapazes! Muitos anos de vida e muito Rock'n'Roll pela frente!

-=-=-=-=-=-

E como todos já sabem, hoje é também o Dia Internacional da Mentira. O que poucos sabem é como esta tradição evoluiu. Aparentemente, a festa remete ao século 16 na França e às festas pagãs ligadas aos ritos da primavera. Até o ano de 1582, o ano novo era celebrado durante 8 dias começando em 25 e março e terminando no dia 1 de abril. Com a reforma do calendário no reino de Charles IX, foi introduzido o Calendário Gregoriano e o ano novo passou a ser celebrado no dia 1 de janeiro.

Mas devido à falta de comunicação da época, quando as notícias eram espalhadas com lentidão, muita gente não tomou conhecimento da novidade por muitos anos. Outras pessoas, da turma dos obstinados, rejeitavam a novidade, e mantiveram as comemorações do ano novo no dia 1 de abril. Estas pessoas eram considerados "tolos" pela população em geral e, por conta disso, se tornaram alvo de trotes e piadas.

Aos poucos, estas brincadeiras se tornaram uma tradição, e a tradição foi espalhada pela Europa no século 18. Foi introduzido pelos colonizadores franceses e ingleses nas Américas, e assim o "April Fool's Day" (Dia dos Tolos de Abril) se tornou uma festa internacional, com cada nacionalidade evoluindo seu próprio típo de humor a custo de amigos e familiares.

april_fool.jpg

irradiado por Ritchie às 12:42 PM

RSS  |  Permalink Recomendar Apareceram no Radar (5)
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):