sábado, 31 de março 2007
Blowout
- Extra! Extra! Deck liquida Ritchie!
É agora ou nunca, minha gente...
Quem ainda não tiver o cd Auto-fidelidade, não tem mais desculpa.
Meu consultor para asssuntos musicais, Sérgio Souto Maior, me informa que o cd está saindo do forno da Deckdisc por apenas R$ 12,00! repito... DOZE reais.
Nem se compara com o preço de outras lojas como, por exemplo, a Submarino, onde o mesmo cd sai pela bagatela de R$ 32,00. Ou seja, na Deck há um desconto de quase 60%!
O presente desta Páscoa está garantido para toda a familia! Pena que não seja feito de chocolate. Garanto, no entanto, que o cd providenciará muitas horas de deleite enquanto o ovo de Páscoa mais barato da praça - que custa a mesma coisa - não vai durar nem um dia, além de dar o inevitavel enjôo logo no dia seguinte.
Corra, porque na minha experiência, esta liquidação me cheira a queima de estoque - já faz cinco anos que o cd saiu e não deve ser relançado quando acabar as poucas cópias que restam.
sexta-feira, 30 de março 2007
Loucura & Mágica Ao Vivo
Hoje eu encontrei uma velha fita no fundo do baú, uma fita cassette. Pensei, isso não pode soar legal pros dias de hoje. Meu tocador de cassettes não via a luz do dia há tempo, tive que catá-lo no deposito de casa. Botei a fita e, de fato, não soava lá grandes coisas. Era um som abafado e pesava mais no canal direito do que no canal esquerdo. Cheguei até a colocar a música no ar assim mesmo mas, logo em seguida, tirei fora. 'Tava ruim. Uma pena, porquê as performances eram memoráveis e - para mim ao menos, que não ouvia a fita há muito tempo - emocionantes.
Por via das dúvidas, mas com poucas esperanças, peguei um cotonete, um pouco de alcool e dei uma boa limpeza no cabeçote do toca-fitas.
- Milagre!
(Doh!)
O som voltou, de vinte anos atrás, com uma nitidez espantosa. Juro que levei um susto.
A banda estava em forma e, mesmo com a mixagem direto da mesa para cassette, (eu juro que é verdade), todas as qualidades do show (Loucura & Mágica, no Caneção, Rio de Janeiro, 1987), vieram à tona.
A música de abertura do show era tambem a de abertura do meu primeiro disco solo, No Olhar. A banda trazia músicos excepcionais, como Fred Maciel (bateria Simmons), Torcuato Mariano (guitarras), & Zé Luis (sax), Billi Forghieri (teclados digitais) & Sacha Amback (teclados analógicos e samplers) e Ricardo Marat (baixos).
Torcuato estraçalhou as cordas logo na música de abertura, no solo de No Olhar, e mesmo assim, como vocês podem notar, não fez feio.
A garra da banda fica bem evidente. Zé Luis, meu saxofonista predileto de todos os tempos, veio especialmente dos EUA, onde morava na época, para fazer o show conosco. Billi, que havia ajudado a produzir o disco daquele ano, do mesmo nome que o show, estava totalmente em casa. Sacha veio trazendo toda a tecnologia de ponta em matéria de samplers, sem falar em toda sua sensibilidade musical. Na bateria Simmons - uma geringonça eletrônica que era o último grito da época - firme e forte, vinha Fred Maciel, junto com a bagagem musical de quase 140 shows comigo desde 1983, como tambem era o caso de Torcuato.
A segunda música do mesmo show é a própria "Loucura & Mágica", favorita de 7 entre dez core fans. Estou super feliz de ter encontrado esta versão ao vivo ainda intacta, porque sei o quanto a grande maioria de vocês gostam dela. Eu tambem. (A versão ao vivo, incidentalmente, vem até com direito a erros básicos de português, nada intencionais, logo na introdução). :D
Espero que vocês curtam as novidades. Não esqueçam de dar um Refresh no seu browser para pegar as últimas novidades do player de áudio. (Normalmente, fechar e depois abrir novamente o browser garante uma viagem feliz, especialmente se você for visitante assiduo do site).
Enjoy!
Abra agora o player do site, vá até o final da lista e dê uma conferida nas faixas ao vivo.
Enquanto isso, vou vasculhar as gavetas e quem sabe, teremos mais novidades ao longo da próxima semana?
Portanto, voltem sempre. Nunca se sabe o que vai encontrar de novo.
Ah... e não esqueçam de deixar seus comentários logo abaixo do post.
terça-feira, 27 de março 2007
Na Faixa
Mais novidades. Ou, pelo menos, mais do mesmo...
Devido à boa receptividade aos clipes de áudio e vídeo, resolvi oferecer ainda mais opções e exclusividades pra você, prezado visitante.
Se você olhar ao lado direito da página, logo abaixo dos menus de navegação, você vai reparar numa imagem de um jukebox, (das antigas - como eu), entitulado "Na Faixa". Se clicar nela, uma janelinha vai abrir com um player de áudio.
- Mas porquê, se já existe áudio na seção de discos?
É que eu pensei que muita gente talvez gostasse de ouvir minhas músicas enquanto navegasse pelo blog, as outras seções do site, ou até mesmo pela imensidão da World Wide Web, sem ter que visitar a seção de discos para isso.
Outra vantagem é que o player "portátil" contem algumas surpresinhas inéditas no final da lista... demos, gravações de ensaios, apresentações ao vivo e outras delícias musicais do fundo do baú. Enfim, são coisas às quais o fã nem sempre tem acesso e que só podem ser encontradas aqui no site.
Mais um presente, com muito carinho, pra você...
Boa viagem!
sábado, 24 de março 2007
TV Ritchie no Ar
Ontem e hoje passei boas horas diante da tela do computer colocando os últimos arquivos de áudio no site.
A principal novidade é a adição de minhas participações em discos alheios e projetos exclusivos para novelas e mini séries.
A melhor opção é selecionar o menu de discos e conferir as novidades pelas capinhas. Todas as faixas trazem boas amostras de áudio e tem até algumas raridades.
Outra novidade são os vídeos, por enquanto só os mais recentes, mas pretendo ir acrescentando aos poucos mais outros "antiguidades" do baú.
Por enquanto tem vídeos de Lágrimas Demais, e minhas participações no dvd Anos 80 Multishow.
São todos accessíveis na seção discos. Chegando à faixa em questão, basta clicar na imagem da TV que aparece ao lado do player de áudio.
Estou curioso para saber se a novidade agradou. Preferi conservar um padrão de alta-fidelidade na qualidade dos arquivos, então alguns vídeos podem ficar um tanto pesados para certos usuários sem banda larga.
Sugiro que nestes casos você aperte o botão "pausa" no player de vídeo e espera o vídeo baixar quase todo por inteiro antes de reiniciar o playback. Se a barra pesar, literalmente, me avise e eu colocarei um link opcional para versões mais leves.
Divirta-se, e não esqueça de deixar seu comentário no link logo abaixo deste post!
Apareça no Radar!
quinta-feira, 22 de março 2007
Shake, Rattle & Roll
o novo tocador de áudio está incorporado à seção de discos
Alô de casa! Estou de volta... ainda tem alguém ai?
Basta dar uma espiada nas datas dos posts mais recentes para perceber que não tenho comparecido com muita frequência. Sorry.
É que minha base de dados SQL foi invadido em dezembro passado por spammers. A primeira vítima foi a janela de comentários que foi usado por estes para divulgar seus "produtos". Instalei um script que apagava comentários de origem duvidoso e isso deve ter incentivado a invasão que acabou por impedir meus próprios posts também. Não sei o que eu fiz para chamar tanto a atenção dos spammers mas o fato é que criaram o caos e depois de meses de tentativas de conserto (todos em vão), tive que recorrer a uma reinstalação de grande parte do site.
Desculpe pelo transtorno!
Anyway, quem estiver voltando ao site à procura de novidades, tenho algumas.
O player de áudio foi temporariamente "aposentado". O sistema que ele usava para tocar minhas músicas era antiquado e a qualidade do áudio refletia os padrões da época em que o player foi criado. Hoje em dia a proliferação de conexões em banda larga fez com que a qualidade do áudio disponível na web desse um salto grande.
À partir de hoje, portanto, vocês poderão escutar clipes de audio de TODAS AS FAIXAS dos meus discos em glorioso estéreo 16 bits. Mas como?
Basta visitar a seção discos do site, agora reformulada, selecionar um disco e navegar pelas faixas listadas abaixo da capa que aparece no menu do lado direito da janela. Para ouvir cada música - é preciso ter uma placa de som instalado, claro - é só clicar no botão play que aparece logo acima da letra da música, do lado esquerdo da página.
Para quem tem banda larga, o áudio pode ser ouvido, em formato streaming, quase imediatamente. Para quem não tiver banda larga, tenha um pouco de paciência, a qualidade do áudio não deve decepcionar.
Outra novidade menos radical é a seção F.A.Q onde procuro esclarecer as perguntas mais frequentes de fãs e usuários do site. Por favor, sempre consulte esta página antes de enviar mensagens com perguntas pela página de contato.
Quero saber o que vocês acham das novidades e, como é de praxe, suas sugestões são sempre muito bemvindos.
Afinal, a felicidade de vocês é o que mais me interessa.