Ritchie Banner

segunda-feira, 23 de abril 2007

Deu Zebra

Rock_Anos_70_Nacional.jpg
Rock Anos 70 - Nacional (2007)

Saiu pela Som Livre, na série Clássicos Multishow, este CD acima, que pode interessar aos colecionadores de memorabília.

O CD inclui a faixa Zebra da banda Vímana, da qual eu era o cantor entre 1975 e 1977, ao lado de Lulu Santos e Lobão.

A música não é a melhor do repertório da banda mas serve como registro de uma época em que nós buscavamos uma identidade sonora mais pop - Vímana até então, se encaixava no gênero Rock Progressivo - que só daria frutos no início dos anos 80 quando nós três lançavamos nossos primeiros albuns solo.

Zebra foi o único lançamento oficial da banda, no formato compacto simples. No lado B, havia uma outra música nossa, cantada em inglês, entitulada Masquerade.

O CD vale também pela presença de outros grupos & artistas importantes da época, como A Barca do Sol, banda acústica da qual participei, durante o ano de 1974, como flautista.

Para ler mais sobre Vímana, clique aqui.

irradiado por Ritchie [23 de abr 2007, às 14:08]

  |   |   (10)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 15 de abril 2007

Sons Dominicais XXIII

Coles_Corner.jpg
Richard Hawley - Coles Corner - 2005

No mundo de hoje, de lançamentos "cheios de som e fúria, significando nada" (para parafrasear meu conterrâneo, William Shakespeare), este disco é um verdadeiro oasis musical, quase perfeito.

Richard Hawley, ex-guitarrista de bandas de Britpop como Pulp e o menos conhecido, The Longpigs, surprende neste disco de 2005, uma coleção de composições simplesmente lindas, que tiram inspiração, a começar pela faixa título, de sua hometown de Sheffield, no norte da Inglaterra.

As influências mais evidentes são Roy Orbison, Johnny Cash, Elvis e até mesmo Frank Sinatra mas a obra do Hawley, ao mesmo tempo, esbanja originalidade.

Sua voz grave, embalada por arranjos sensíveis, nostálgicos e sem ironias, nos transporta para um mundo melhor, onde o amor ainda reina supremo.

Destaques para "Born Under a Bad Sign", "The Ocean", "Just like the Rain" e a faixa título, "Coles Corner".

Ouça e volte a sonhar.

Ritchie recomenda.

irradiado por Ritchie [15 de abr 2007, às 19:13]

  |   |   (6)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quinta-feira, 05 de abril 2007

Guerra Civil

A novidade de hoje, no Audio Player, é Guerra Civil (Canecão RJ 1987), música que eu fiz em parceria com o Cazuza.

Clique para ampliar esta imagemQuem conhece a versão que este gravou, em seguida, no disco Ideologia (1988) vai reparar que, além do arranjo do disco dele ser bem diferente - quase irreconhecível, eu diria - a minha versão original tem uma estrofe a menos. Isso porque Cazuza só me entregou a letra pronta no finalzinho da gravação, enquanto eu já mixava o resto do disco, e como a forma do arranjo dela já estava indelivelmente estabelecida, tivemos que cortar uma parte da letra. Bailou na curva o verso sobre "lésbicas assassinas".

Pessoalmente, não sinto a falta - do Cazuza, sim, mas do verso, não. Não chegou a comprometer o sentido da canção, acho.

Esse registro ao vivo vale mais pelo solo do Torcuato - esplêndido - no final da música, do que por meu desempenho vocal, propriamente dito.

Essa é a última música que foi possível resgatar da fita cassette original. É uma pena que as outras músicas do show não tenham sido registradas de forma adequada.

Só sobraram "raspas e restos".

Interessam?

[ foto: © 1987 Karine Devranche ]

irradiado por Ritchie [05 de abr 2007, às 08:06]

  |   |   (15)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quarta-feira, 04 de abril 2007

Canecão Junho 1987

Clique para ampliar esta imagem Clique para ampliar esta imagem
Clique para ampliar esta imagem Clique para ampliar esta imagem
Clique para ampliar esta imagem Clique para ampliar esta imagem

Mais fotos do show Loucura & Mágica no Canecão (23 junho 1987) para acompanhar as músicas do show que podem ser ouvidas no Audio Player.

A banda na época era formada (de esq - dir no palco) por Zé Luis (sax), Ricardo Marat (baixo), Sacha Amback (tecl.), Fred Maciel (bat.), Billi Forghieri (tecl.) & Torcuato Mariano (gtr.).

[ fotos: © 1987 Karine Devranche ]

irradiado por Ritchie [04 de abr 2007, às 16:43]

  |   |   (2)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


segunda-feira, 02 de abril 2007

Lua Cheia

full_moon.gifEm homenagem à lua cheia, temos duas novidades no Audio Player, ambas tiradas do show Loucura & Mágica no Canecão (1987): A primeira, Shy Moon, (do mano Cae) - que dispensa apresentações - e a segunda, Luar Sobre os Jardins, uma versão, em português, do poeta Carlos Rennó, para "Moon Over Bourbon Street", de Sting, onde eu encarno, momentaneamente, o vampiro Lestat, (ou melhor, seu "primo" paulistano), cuja história macabre, (no livro, Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice), inspirou a versão original da canção.

Infelizmente, a gravação não sobreviveu, totalmente intacta, aos vinte anos que se passaram desde seu registro. Há algumas pequenas falhas na fita cassette original bem no meio da música. O que não me impede de achar que vale a pena colocá-la no Player, afinal esta é a única gravação existente desta música em português e vale, certamente, como curiosidade para os fãs.

canecao_luar.jpgSobre o show e a canção, o crítico Luiz Carlos Mansur escreveu no Caderno B do Jornal do Brasil:

Mas é a desenvoltura de Ritchie no palco, associada à teatralização das músicas, e a boa colocação e dicção de sua voz que surpreendem. ..... O show, no final das contas, é correto e bem realizado, com um belo momento na versão para Moon Over Bourbon Street, de Sting, feita pelo compositor paulista Carlos Rennó e chamada Lua Sobre os Jardins. Ritchie, de sobre-tudo, chapéu e cigarrinho sob uma iluminação noir, destila os versos que, sem pudor de usar expressões como, "Ai, meu Deus do céu", e coisas afins, quase transformam a composição original num fado tecno. Amália Rodrigues que se cuide...

[ Luis Carlos Mansur, Caderno B, JB,, 24/07/1987 ]

Abra o Player agora, (ou clique sobre a imagem do Jukebox no menu ao lado direito da página), e vá até o final da lista de músicas para conferir as novidades ao vivo.

[ foto Canecão © 1987: Karine Devranche ]

irradiado por Ritchie [02 de abr 2007, às 11:11]

  |   |   (17)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 01 de abril 2007

Go, Duck, Go...

Well it's...

One for the money...
Two for the show...
Three to get ready...

Now go, Duck, go...

Happy Birthday, Enio.

E para meu parceiro, Alvin L. também!

irradiado por Ritchie [01 de abr 2007, às 12:59]

  |   |   (3)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):