domingo, 28 de outubro 2007
Vôo Livre
Quando eu era garoto, o lance era se enfurnar numa garagem qualquer para tirar um som com os amigos. Hoje, a garotada da hora sai pra pintar.
- Pai, tô indo aí pra casa com o Mack e um amigo nosso de São Paulo, o Derf. O cara é irado, muito fera no spray, você vai ver. Ah, e ele toca baixo e violoncello! A gente vai pintar a varanda da casa, ok?
- Baixo e violoncello? Hmmm, interessante... Podem vir.
Descubro que Derf é Fred (ao contrário) e que o rapaz tem talento mesmo. Em duas horas os três jovens fizeram um lindo afresco, reflorestando nossa varanda com flora futurista e uma ave noturna gigante.
Dê uns clicks...
sexta-feira, 26 de outubro 2007
Comentário Geral
Passou ontem à noite na TVE do Rio e esqueci de avisar. Mas não tem nada, o mesmo programa passa em reprise no sábado às 22hs, nos canais 2 (aberto RJ), Sky 116, Net 18 e antenas parabólicas.
A palavra em pauta é... Veneno e no programa, dou meu depoimento sobre... bom, você já adivinhou, certamente.
Vale a pena conferir.
quinta-feira, 25 de outubro 2007
Sem Vacilo
A gravação foi ótima, bem relax.
Levei meu violão Guild e minha pedaleira AG-Stomp e conseguimos encontrar a levada certa e registrar as partes de violão nas duas músicas. Dobrei tudo. (Ouvi dizer que a Joni Mitchell, uma das minhas heroínas, dobra as partes de violão até não perceber mais a diferênça). Não cheguemos a tanto, mas gosto do chorus natural de uma boa dobra de violão de aço.
Fomos em seguida, eu e Humberto, tomar um café no barzinho da esquina e o papo rolou solto sobre todas as coisas mas, principalmente, sobre o trajetório do roque nacional, seus conceitos e preconceitos. Humberto tem uma visão holística, saudável, da coisa toda. Muito bom conversar e tocar com esse cara.
Vou atacar o vocal destas duas músicas na semana que vem porque, papo vai, papo vem, acabou ficando tarde. Estas duas últimas músicas prometem. Quero acertar o vocal de prima, em cheio.
Na boa música pop, não há tempo nem espaço para vacilos.
terça-feira, 23 de outubro 2007
Cidade Tatuada
Hoje vou de novo ao estúdio do tecladista e produtor Humberto Barros para gravar mais uma demo do trabalho novo.
Estou um pouco dividido, não sei qual de duas músicas eu devo gravar primeiro. Uma delas é dark, sombria, chamada, Cidade Tatuada, que é forte candidato à títular do disco. A outra é uma música mais pra cima que vai pelo título de Saudade Sem Paisagem. Ambas são letras com temas urbanas do meu grande amigo e parceiro, Fausto Nilo.
Gosto de trabalhar com Fausto. Ele escreve suas letras bem coladas na melodia original, o que requere a habilidade de um escultor. Bom, ele é arquiteto na vida "real", isso deve explicar muita coisa, inclusive seu gosto por cenários urbanos:
Nas flores do deserto encontrei
Fumaça, desperdício, medo e fome
Nas torres de concreto desenhei
Vestígios do jardim que nos consome...
Trecho da letra de Cidade Tatuada [©2007 Ritchie/Fausto Nilo]
domingo, 21 de outubro 2007
Sons Dominicais XXV
De todos os discos de Crowded House que eu tenho, (e tenho vários), acho que este, de 1991, é meu predileto.
Autênticos herdeiros do legado pop deixado pelos Byrds/Beatles - apesar de serem nova-zelandeses - os irmãos Neil e Tim Finn já vinham aperfeiçoando seu estílo inconfundível de composição desde a banda Split Enz.
Woodface, (Cara-de-Pau), é o único disco de Crowded House em que os irmãos atuaram novamemente juntos, pois antes do disco seguinte, Tim saiu da banda, eventualmente decepcionado com a receptividade morna do grande público.
O disco é uma maravilha do começo ao fim com letras inteligentes e melodias inspiradas. Meu destaque vai para a lindíssima, Four Seasons in One Day.
Ritchie recomenda!
quinta-feira, 18 de outubro 2007
Que Rock É Esse?
Hoje é dia de Rock!
Para ser exato, hoje é dia de Que Rock é Esse?, programa dividido em 13 episódios que conta a história e evolução do Rock nacional através de imagens de arquivo e entrevistas com personagens que construíram essa história. A série será exibida toda quinta-feira, às 21h45, pelo canal de TV por assinatura Multishow.
No episódio de hoje (18 de outubro): Anos 80/parte 2 – 1983 e 1984: Mim Quer Tocar.
Beto me jurou, pessoalmente, que desta vez não esqueceram de mim... (rs)
quarta-feira, 17 de outubro 2007
Retrato Celular
Sei que eu sou meio suspeito mas achei o programa Retrato Celular um barato. Ele realmente difere de todos os reality shows da vida. Retrata os jovens do ponto de vista deles e não com o olhar voyeurístico, quase perverso, dos outros programas do gênero.
Quem perdeu ontem a exibição na Multishow ainda tem uma chance, (veja os horários alternativos ao lado).
E já vou logo avisando: tem uma tomada longa, logo no início, onde minha filha, Lynn, me flagrou em plena composição de uma música nova, que agora tem título (Saudade sem Paisagem) e letra do Fausto Nilo, embora no dia da filmagem eu estivesse ainda esboçando a melodia.
É um flagra interessante e totalmente espontâneo, (eu nem sabia que ela estava me filmando e fiquei surpreso ao ver que, na edição final, Andrucha Waddington, o diretor, deixou passar quase a cena toda).
Não percam!
-=-=-=-
Amanhã, quinta-feira 18, no mesmo canal, passa o programa Que Rock é Esse? com apresentação de Beto Lee. O programa da semana focaliza justamente a fase inicial dos anos 80. Vamos ver se eles vão lembrar da minha participação nessa saga. (Eu digo isso porque tem muita gente do meio que não me considera roqueiro, o que sou por inteiro e por vocação. Aliás, sou frequentemente desconsiderado em levantamentos do gênero por não ser, tecnicamente falando, um artista brasileiro).
terça-feira, 16 de outubro 2007
Don't Byte Me
Resolvi aproveitar os ares da primavera para fazer uma limpeza geral no site. Por isso não fiz posts recentes. Todas as horas no computador foram reservadas para programação com o intuito de melhorar a interface e tornar a experiência o mais agradável possível para você, prezado internauta.
É claro que nem tudo foi uma maravilha, principalmente ao tentar fazer tudo funcionar diretinho em todos os browsers e plataformas. Ainda há alguns probleminhas com o Infernet Exploder que ainda insiste em bagunçar com meus menus interativos.
O pior de tudo é que quase todo mundo no Brasil ainda usa esta porcaria de browser, sem saber que existe, hoje no mercado, uma penca de browsers muito melhores, a começar pelo magnífico Firefox. Recomendo este último a todos, principalmente àqueles que não tiverem uma experiência, digamos, agradável ao visitarem meu site.
Não é que não funcione em MSIE. Funcionar, funciona... embora precáriamente, (como quase todos os produtos da Microsoft). Felizmente, eu consegui eliminar quase todos os problemas, com a boa ajuda do fantástico compact javascript library da Mootools. Mas se alguém ainda tiver uma experiência menos do que agradável no site, eu gostaria de saber.
Não deixe de registrar sua opinião na enquete da semana, encontrada sempre no menu interativo de todas as páginas do site.
A palavra é: Acessabilidade...
-=-=-=-=-
Novidades no ar:
Hoje a noite passa o programa Retrato Celular, da Multishow, com a participação da minha filha, Lynn. Vale a pena ver. Ela passou duas semanas filmando tudo do,dia-a-dia dela, dos amigos, inclusive foram muitas cenas familiares aqui de casa. Vai ser divertido, com certeza.
Confira os horários das reprises na semana.
Nessa quarta, ou talvez na próxima semana, sai uma matéria minha na revista Quem. Deve ser curta, como manda o figurino da revista mas vale para aqueles que vivem dizendo que eu preciso ocupar mais a mídia. A entrevista foi agradável. A foto ficou boa. Vamos ver como sai na revista...
As gravações do novo disco vão de vento em popa. Mais disso num post próximo.
A palavra é: Eletrofolk...
Por hoje é só.