quinta-feira, 26 de junho 2008
A Canção de Todo Mundo
Toda semana, o cantor e compositor Paulinho Moska recebe personalidades da música brasileira para desvendar, entre acordes e canções, o misterioso universo da criação musical.
terça-feira, 24 de junho 2008
25 Anos de Voo
Hoje o LP Voo de Coração, (atualmente sem acento circunflexo), completa 25 anos em catálogo.
Agradeço a preferência!
domingo, 22 de junho 2008
Zoombido no Ar
Nesta quinta-feira, dia 26, vai ao ar pelo Canal Brasil, a primeira das três apresentações do programa Zoombido que eu gravei em março com o cantor e compositor, Paulinho Moska.
No programa, além de falar de assuntos musicais e pessoais jamais abordados em entrevistas anteriores, eu toco três músicas no formato voz e violão: a inédita, Homem Ao Mar [Ritchie / Leoni], Lágrimas Demais [Ritchie / Bernardo Vilhena] e a inevitável Menina Veneno [Ritchie / Bernardo Vilhena], esta última em dueto com o próprio Moska.
Não perca! Confira os horários abaixo:
Quinta às 21h30
Reprise: Sexta 28 às 16h e Sábado 29 às 13h.
[ foto: ©2008 Paulinho Moska ]
quarta-feira, 18 de junho 2008
Raposa de Fogo
Mais de 8 milhões de internautas não podem estar enganados!
Eu já baixei, e tu?
Firefox 3.0 é altamente recomendado para a melhor visualização deste site.
domingo, 15 de junho 2008
Sons Dominicais XXVIII
Passei este domingo digerindo o novo cd do Coldplay, Viva la Vida or Death and All His Friends que teve seu lançamento mundial ontem. Tenho uma enorme admiração e respeito pela banda, que depois de quase 3 anos sem lançar um novo disco, veio com um trabalho forte, conceitual e que consegue evitar o caminho fácil de repetir a fórmula que veio dando certo nos últimos discos.
Fãs menos avisados podem até estranhar o som denso na primeira audição mas é um disco daqueles que cresce a cada repetição. Tenha paciência, você vai gostar.
Boa parte do mérito cabe ao mestre Brian Eno, cuja marca se faz presente na produção das texturas elaboradas, nos ambientes e nas orquestrações densas que borbulham atrás de quase todas as faixas.
Minha única queixa inicial foi de achar que a mixagem não privilegia tanto a bela voz de Chris Martin, (mais grave e com menos falsetes desta vez), mas agora que eu me acostumei com o disco, acho que tudo está no lugar certo. É um disco muito bom, menos apelativo que os dois últimos.
Coldplay é uma banda que sabe galvanizar uma platéia, como poucas, como pode ser atestado nessa rendição da faixa título do disco no MTV Video Music Awards de 2008. O que mais me atrai ao som é o fato de ser uma banda que sabe rir de si mesma, que sabe ousar, e que sabe fazer uma música que levanta o astral. (Sou torcedor assíduo, também, por ter estudado na mesma escola inglesa que o Chris Martin, embora em épocas bem diferentes, evidentemente).
Viva La Coldplay!
Ritchie recomenda!
sexta-feira, 13 de junho 2008
Imagine Só
Não seria maravilhoso poder compor, ouvir e registrar uma música nova usando a simples força do pensamento? Parece coisa de ficção, não é? Pois é justamente isso que alguns cientístas do Goldsmiths College, na Universidade de Londres estao conseguindo fazer.
Utilizando uma espécie de boné ou capacete especialmente desenhado para captar ondas cerebrais, já é possível, com um pouco de treino, acertar em torno de 70% das notas musicais através do simples ato de pensar nelas. (Veja aqui uma demostração no site da BBC).
Imagino que, daqui a uns anos, já seja possível compor uma música inteira sem utilizar as mãos ou um instrumento musical convencional, apenas através da mais pura inspiração.
Imagine só....
quinta-feira, 12 de junho 2008
The Hunger Site
Vivemos numa época de enormes desafios humanos. Com as crescentes crises do petróleo e da fome mundial ficou claro que é preciso agir imediatamente, mudar o nosso comportamento humano para salvar o nosso mundo, tal qual conhecemos, e para nos salvar de nós mesmos. O Homem ameaça, não apenas a Natureza que o cerca, mas a sua própria existência. Afinal, somos parte desta mesma Natureza, onde existe um equilíbrio delicado, uma interdependência vital.
No meio da semana passada, em plena Semana do Ambiênte, foi registrado o primeiro e triste caso de extinção de uma espécie de foca, especificamente por causa da ação do Homem: a foca "Frade" do Caribe, (Carribean Monk Seal), foi cassada até desaparecer do mapa, para sempre. Qual será a próxima espécie do planeta a sumir por causa da ação do Homem? O próprio Homem?
Precisamos acordar para uma mudança radical e urgente em nosso comportamento.
Por onde começar? Como podemos contribuir?
Uma boa opção/ação inicial é visitar The Hunger Site, diariamente se possível, e simplesmente clicar no botão Click to Give.
Com esta simples ação você estará contribuindo, por exemplo, para uma xicara de alimento, para a manutenção da saúde de uma criança carente ou para a alimentação de um bicho abandonado, entre outras boas causas. Não é preciso se cadastrar nem pagar. É totalmente grátis. Quem paga a "conta" da caridade são os patrocinadores do site e 100% da renda gerada por seu click vai para o destino indicado.
Você tem nada a perder e tudo a ganhar com isso.
É um bom começo.
sábado, 07 de junho 2008
Moda Vintage
Minha mulher achou esta foto numa gaveta da casa. Deve ser de '83 ou '84. Sei disso por causa da roupa. E por causa dos óculos. Eu tinha vários pares deste modelo Wayfarer da RayBan. Virou até uma marca da minha imagem pública de tanto que eu usava. Por isso também virou alvo de colecionador (leia-se fã). Vários pares desapareceram misteriosamente de camarins e quartos de hotel durante minhas viagens constantes pelo Brasil. Eu andava sempre com um par sobresalente para cubrir eventuais sumiços. Naquela época os óculos Wayfarer custavam apenas US$39. Ainda bem.
Hoje, os mesmos óculos voltaram à moda - e não é pela primeira vez. Desta vez, é possível comprá-los, a preços bem mais salgados, em todas as cores imagináveis.
Mudando um pouco de asssunto - mas nem tanto - recebi um telefonema do administrador da minha editora pedindo a autorização de uma música minha para a nova novela da SBT.
Qual é a música? Acredite, Tudo Que Eu Quero, a faixa que encerra o meu primeiro disco, Vôo de Coração. O lançamento foi há exatos 25 anos este mês, é vintage total! A outra música, Fala, atualmente na novela das 8 da Globo, é uma regravação minha (lançada em 2003) de uma música dos Secos e Molhados, que já era de 1973.
Imagine, se a moda pegar...
quinta-feira, 05 de junho 2008
Big Ben
Hoje é o Dia Internacional do Meio-Ambiente. Ao redor do planeta, artistas e ativistas tentam chamar a nossa atenção para os estragos causados diretamente pelo Homem.
Por exemplo, para destacar a importância da reciclagem em nossas vidas diárias, um artista britânico, Robert Bradford, acaba de construir uma réplica da famosa torre de Big Ben, em Londres, com seis metros de altura, feita inteiramente de latas de Coca-Cola.
Só para esclarecer, o Big Ben não é referência à torre em si, nem ao relógio, embora muitos pensam assim, inclusive muitos nativos Londrinos. Na verdade, Big Ben é o apelido dado ao imenso sino que fica dentro da torre. Suas badaladas são mundialmente reconhecidas.
No fundo das fotos é possível ver a torre verdadeira, que foi reconstruida depois do grande incêndio que destruiu o palácio de Westminster original em 1834.
O quê, você pergunta, tem isso a ver com Ritchie?
Acontece que o arquiteto responsável pela reconstrução do novo Palácio de Westminster, (mais conhecido como os Houses of Parliament), e da torre de Big Ben foi meu pentavô materno, Sir Charles Barry.
quarta-feira, 04 de junho 2008
Assim Assado
Primeiro uma correção: meus acessores para assuntos televisivos me informam que a música, Fala, é tema de José Mayer e não de Juliana Paes, como eu havia anunciado no post anterior.
Segundo o site O Fuxico, o personagem, Augusto César, acredita piamente que os ETs existem, já vieram à Terra e ainda vão voltar...
E tem mais: ...o estílo do personagem foi inspirado em ícones do rock como Bob Dylan, John Lennon e Keith Richards.
Hmmm... tudo a ver.
E para quem não aguenta esperar o lançamento do cd da novela para ouvir a música inteira, é possível encontrar o disco original Assim Assado no Submarino pelo preçinho camarada de apenas R$9,90, o que dá direito à todas as músicas desse tributo ao grupo seminal, Secos e Molhados, lançado em 2003. Confira os artistas: Arnaldo Antunes, Capital Inicial, Eduardo Dussek, Falamansa, Ira!, Maskavo, Matanza, Nando Reis, Pitty, Raimundos, Toni Garrido, além deste gringo que vos fala.
Você pode conferir maiores informações sobre os artistas e suas respectivas faixas nesta página do meu site e ainda ouvir um trechinho da música.
Obs: Se o cd Assim Assado estiver temporariamente fora de estoque no Submarino, você ainda pode encontrar no Americanas e como faixa avulsa no site da Deckdisc.
terça-feira, 03 de junho 2008
Novela das 8
Imagine a cena: estou em casa conferindo os resultados das eleições primárias na CNN quando minha filha entra na sala perguntando se eu havia feito uma música nova para a novela das 8.
- Não fiz, porquê?.
- Tem alguém com uma voz igual à sua cantando o tema de Maira (Juliana Paes).
Liguei a TV na Globo e quase imediatamente começou a tocar a música Fala, dos Secos e Molhados, que eu havia regravado em 2003 no disco homenagem à banda, Assim Assado, pelo selo da Deck.
Que surpresa agradável! Adorei.
Ouça um trecho da música aqui.
segunda-feira, 02 de junho 2008
Na Faixa Junho
Decidi trocar novamente a lista das faixas integrais. (Elas podem ser acessadas, por tempo limitado, como sempre, através do menu Na Faixa no menu lateral de todas as páginas do site).
- Eis a seleção da vez::
- Baby Meu Bem (Te Amo) (1983)
- Insônia (1984)
- Nesse Avião (1985)
- Mentira (1987)
- Pra Ficar Contigo (1989)
- Deixa Brilhar (1990)
- Agora ou Jamais (1993)
- Running For Our Lives (2002)
- Lágrimas Demais (versão lenta) (2002)
Pretendo trocar a lista com certa frequência, portanto fique de olho.