Ritchie Banner

terça-feira, 24 de março 2009

A Ilha

Existem várias vantagens em ter um selo próprio. Controle artístico é uma delas. A independência - ou interdependência, como eu prefiro - é outra. Mas junto dessas ditas liberdades vem uma responsabilidade enorme.

Por isso acho fundamental que eu esteja atento à todas as etapas da produção do meu primeiro dvd, desde a seleção das imagens à mixagem do áudio.

Já temos um título definitivo: Outra Vez - ao vivo no estúdio

Uma das músicas inéditas do dvd, uma balada delicada que eu fiz em parceria com o Arnaldo Antunes, tem este mesmo título. Além disso, me parecia bem apropriado para aquilo que é, essencialmente, uma coleção de releituras musicais.

Decidi ontem deixar uma das inéditas do dvd, Saudade Sem Paisagem, para o cd que virá em seguida. Não estou gostando do arranjo que fizemos no dvd. Ficou muito "certinha" demais. Ela merece mais atenção, sutileza, instrumentos acústicos talvez. Vamos ver...

Ainda ficaram duas novas, Cidade Tatuada, com letra de Fausto Nilo e a supracitada, Outra Vez. Ambas ficaram lindas, melhores que a encomenda.

Espero que vocês também gostem...

Estou evitando publicar aqui a playlist do dvd porque sempre haverá reclamações de que esta ou outra não entraram. Foi muito difícil fazer a seleção mas no fim do dia, entre antigas e novas, acabaram prevalecendo as principais músicas que marcaram minha carreira.

O lançamento do DVD/CD/Blu-ray agora está previsto para as primeiras semanas de junho. Lamento o pequeno atraso, por razões inteiramente técnicas que fogem ao meu controle.

O Canal Brasil vai retransmitir a nossa gravação ao vivo, com exclusividade, no dia 05 de julho.

foto: © 2009 Lee Martinez

irradiado por Ritchie [24 de mar 2009, às 19:23]

  |   |   (12)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 22 de março 2009

Sons Dominicais XXXI

Nine Inch Nails + Jane's Addiction = NINJA

Grátis?!?! Até injeção na testa!

Grata surpresa: Street Sweeper.

Ritchie recomenda!

irradiado por Ritchie [22 de mar 2009, às 20:20]

  |   |   (4)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 15 de março 2009

DVD Hi-Tech

Parece uma estação orbital, mas a geringonça que aparece na foto ao lado é o microfone que usei na gravação do meu DVD.

Até então, eu não conhecia de perto esta maravilha da tecnologia moderna que é a linha de microfones da marca Blue.

Este modelo Kiwi é tão bem balanceado que, mesmo à uma distância de uns trinta centimetros, foi possível captar todas as nuances da minha voz e ao mesmo tempo rejeitar eficientemente os sons vindo de outras direções, como os de bateria (que vazavam da cabine de gravação adjacente) e outros instrumentos.

Outro recurso incrível foi a tecnologia Reamp, que permitiu que as guitarras fossem literalmente reamplificadas, mesmo depois de gravadas.

Ou seja, as guitarras foram amplificadas durante a gravação através do plugin de software, AmpFarm, que só se escutava nos nossos headfones. Isto serviu para registrarmos a performance dos guitarristas ao vivo. Depois passamos as pistas gravadas das guitarras pelo Reamp para realimentar os próprios amplificadores individuais de cada músico e chegar ao timbre ideal para cada música.

Tavinho, por exemplo, quis usar amplificadores Orange e Marshall na maioria das músicas mais pesadas e um Fender Twin Reverb em outras. No espaço e tempo limitado do estúdio, isso não teria sido muito prático. A tecnologia Reamp, porém, nos deu esta mesma flexibilidade sonora, até mesmo depois da performance ter sido registrada ao vivo no estúdio.

Através destes recursos tecnológicos foi possível aproveitar o silêncio relativo dentro do estúdio para registrar a minha voz, praticamente sem vazamentos, no microfone.

Para o ouvinte, o resultado é um som bem pesado mas com todos os instrumentos bem separados. Isto, sem dúvida, vai contribuir para a qualidade final.

A previsão de lançamento do DVD é para os meados de maio. Antes disso, porém, o Canal Brasil vai transmitir a apresentação, com exclusividade, para assinantes da NET. E para os sortudos com uma TV Full HD, nossa será a primeira transmissão do Canal Brasil neste formato.

Teremos também uma edição limitada do DVD no formato Blu-ray, de Full HD. Para ler este formato, é preciso ter um tocador de DVD Blu-ray além de uma TV Full HD. Para usuários de DVD convencional, teremos a edição standard, bem mais barato e com uma resolução de imagem boa, porém inferior ao do formato Blu-ray.

Esta será a primeira vez que um artista brasileiro lança um dvd neste formato novo.

irradiado por Ritchie [15 de mar 2009, às 14:14]

  |   |   (14)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


segunda-feira, 09 de março 2009

Visom Fotos DVD








Mais fotos da gravação do DVD, desta vez clicadas durante os testes de áudio e vídeo pelo assistente de gravação do estúdio Visom, Leo Alcantara.

Veja estas e muitas outras fotos da sessão no Orkut do Leo

irradiado por Ritchie [09 de mar 2009, às 09:43]

  |   |   (16)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sábado, 07 de março 2009

Ilhados

Ontem eu passei o dia do meu aniversário no meu lugar favorito: o estúdio. Como eu sou o produtor deste DVD, (junto com o meu tecladista, Rodrigo Tavares), é fundamental que eu esteja presente em todas as etapas do emprendimento.

A grande vantagem de estarmos trabalhando no complexo da Visom é que tanto os estúdios de gravação, mixagem e masterização quanto a ilha de edição de imagens ficam no mesmo prédio. Isto significa que posso acompanhar a parte de áudio e a de vídeo ao mesmo tempo, sem grandes deslocamentos.

Enquanto eu e o guitarrista, Rodrigo Nogueira, estavamos ontem num dos estúdios do andar de baixo, conferindo os timbres e detalhes de guitarra, Paulo Henrique Fontenelle, nosso diretor, ficava no andar de cima, na ilha de edição de vídeo, fazendo o corte preliminar das imagens. E na medida em que vão ficando prontas novas mixagens de monitor de áudio, Paulo recebe estas e, imediatamente, pode dar início à primeira edição nas imagens. Ou seja, em qualquer momento é possível acompanharmos o desenvolvimento gradual do DVD, tornando todo o trabalho mais eficiente, ágil, coordenado e prazeroso.

As primeiras imagens que eu vi me impressionaram muito pela qualidade. Nosso DVD foi tudo filmado em Full HD, (resolução máxima de 1920 por 1080 pixels), o que faz com que as imagens saltam aos olhos em todos os mínimos detalhes. Quem estiver com um sistema Full HD em casa vai poder assistir ao DVD com a mesma qualidade impressionante. Combinado com o áudio 5:1, vai dar ao espectador a impressão de estar dentro do estúdio, junto com a banda.

Estamos todos caprichando na escolha dos melhores takes, tanto de vídeo quanto de áudio, para que a experiência final seja da melhor qualidade possível.

Falta pouco...


P.S. Muito obrigado a todos que enviaram mensagens de parabéns pelo meu aniversário, ontem.

irradiado por Ritchie [07 de mar 2009, às 08:11]

  |   |   (5)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


segunda-feira, 02 de março 2009

Rio Completa 444 Anos

Parabéns Cidade Maravilhosa!

Clique acima para assistir o vídeo que passou hoje no programa Bom Dia Brasil, com o depoimento do inglês mais carioca do planeta.

irradiado por Ritchie [02 de mar 2009, às 20:57]

  |   |   (14)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):