Ritchie Banner

sexta-feira, 29 de agosto 2008

Vídeorecado

Meu bom amigo Ênio Martins me enviou este registro que ele flagrou no final de uma entrevista com o Lobão em São Paulo. Clique na imagem ao lado para assistir.

O "Ricardinho" sou eu, by the way, apelido antigo que remete aos bastidores de Vímana, se não me engano.

Eu já havia convidado o Lobão para fazer uma participação neste DVD há um bom tempo, ele sabe disso, mas nem me lembro direito porquê, o projeto não rolou na época e agora que ele e a Regina moram em São Paulo, a gente se vê cada vez menos.

E eu sou louco de deixar de aceitar?

Meu querido irmão, a casa é sua... Welcome aboard.

irradiado por Ritchie [29 de ago 2008, às 18:39]

  |   |   (4)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quinta-feira, 28 de agosto 2008

Vôo de Coração 2008

Ontem terminamos a mixagem da faixa bonus, Vôo de Coração (versão acústica 2008). Ficou linda com o violoncello do Lui Coimbra fazendo o contraponto da melodia.

Eu acrescentei um coral de vozes, bem discreto, na segunda parte da música, (que mais parece com um teclado mellotron tocando acordes). Um efeito bonito.

Quando Humberto chegou, já estavamos quase terminando a mixagem. O selo de aprovação dele foi crucial, levando em conta que a faixa nasceu a partir de um take de piano e voz que foi gravado originalmente no estúdio Mizifios.

Eis a ficha técnica completa, só para dar água na boca:

Humberto Barros : Piano
Paulinho Moska : Violão
Sacha Amback : Sampler, Arranjo de Cordas
Lui Coimbra : Violoncello
Ritchie : Voz, Flauta

Co-produzido por Nilo Romero e Humberto Barros

Fiquei muito satisfeito com o resultado final. Amanhã, vamos masterizar a faixa e na segunda-feira, se tudo correr bem, entregamos o master à Sony para a fabricação do CD.

A capa está ficando linda, com muitas fotos inéditas da época, um belo texto do Bernardo Vilhena, ("Memórias no novo computador"), e comentários meus, faixa-à-faixa. Além da regravação de Vôo, o CD vem com mais três músicas bonus, além da supracitada: o lado B do primeiro compacto simples, Baby Meu Bem (Te Amo), a versão em espanhol de Menina Veneno (Mi Niña Veneno) e uma versão inédita de The Letter, cantada em inglês.

irradiado por Ritchie [28 de ago 2008, às 12:01]

  |   |   (12)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sexta-feira, 22 de agosto 2008

Tour de Force

Eis o primeiro anúncio da tour que faremos nesse final de ano. Alguns shows serão gravados para um DVD a ser lançado, provavelmente, depois do Carnaval em 2009.

Será meu primeiro registro ao vivo em mais de 25 anos de carreira. Por diversas vezes eu quis gravar assim e nunca aconteceu, por diversos motivos. Tirando intervenções inesperadas do acaso, tudo indica que, desta vez, vai rolar como eu sempre quis.

E vocês sempre quiseram isso também, pelo que eu tenho lido aqui nos comentários e emails.

Nós merecemos, enfim.


Na banda:

César Kiles: Baixo
Renato Almeida: Bateria
Orah Neves: Guitarra
Rodrigo Tavares: Keys

Tales Araújo: PA

Lee Martinez: Produtor

O novo escritório está aberto para consultas de contratantes.

irradiado por Ritchie [22 de ago 2008, às 16:21]

  |   |   (5)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quinta-feira, 21 de agosto 2008

Vinte e Um

vinteum.jpg

Deu 21 de novo!

Hoje é um dia marcado pela sorte. Aqui em casa, pelo menos.

Happy Birthday, grrrrrrrrls!

Hoje há festa na floresta!

irradiado por Ritchie [21 de ago 2008, às 14:44]

  |   |   (5)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


terça-feira, 19 de agosto 2008

Na Moska

Eu estou selecionando quatro bonus tracks para o cd remasterizado, Vôo de Coração - Edição 25 Anos, e no páreo entre as inéditas está uma versão da música Vôo de Coração gravada na casa do Humberto Barros em julho do ano passado.

Quem ouve gosta tanto desta versão que resolvemos dar uma caprichada na faixa e incluí-la no cd. O piano do Humberto foi preservado da demo original mas alguns vazamentos no meu microfone de voz me incomodavam.

Nilo me chamou para regravar a voz e a flauta no estúdio dele e, aproveitando o embalo, eu resolvi convidar o Paulinho Moska para colocar um violão daqueles, que só ele sabe fazer.

Foi uma decisão sábia da nossa parte. Paulinho trouxe um molejo, um suingue que faltava na versão inicial. Refiz a flauta e o vocal, deixando a decisão de escolher as melhores takes de voz para o Nilo Romero, meu produtor musical.

Sacha Amback vai receber os tracks amanhã e vai acrescentar um arranjo de cordas junto com o 'cellista Lui Coimbra. Depois é só mixar a faixa e pronto.

Vai ficar linda.

Falta pouco...

Amanhã vou no escritório do Gê para acompanhar o layout da capa. Em mais dez dias entregamos o projeto à Sony. O CD sai em setembro.

irradiado por Ritchie [19 de ago 2008, às 21:24]

  |   |   (8)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 17 de agosto 2008

HSBC Brasil


os anos 80 invadem a praia dos paulistas no dia 04 de setembro na festa da Rádio Alfa FM

Já está sendo anunciado o show que eu farei junto com meus colegas, Léo Jaime, Roger (do Ultráje a Rigor), Leoni e Teddy (a.k.a. Thedy do Nenhum de Nós), no HSBC Brasil, antigo Tom Brasil, em São Paulo, no dia 04 de setembro.

O anúncio da casa ainda acrescenta um mistérioso, "e outros".

Não saberia dizer quem seriam estes outros mas já posso bem imaginar...

Show: Aniversário Da Alpha Fm
Local: HSBC Brasil (Antigo Tom Brasil)
Cidade: São Paulo - SP
Endereço: R. Bragança Paulista, 1.281 - Chácara Santo Antônio - Cep:04727-002
Telefone: (11) 2163-2100

Pontos de venda, Ingressos e maiores informações no site do HSBC Brasil

irradiado por Ritchie [17 de ago 2008, às 16:17]

  |   |   (4)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sexta-feira, 15 de agosto 2008

Depois da Chuva

O telefone toca e é o Dadi na linha:

- Ritchie, vamos gravar? Que horas eu te pego aí?

Com Dadi é assim mesmo: é pegar ou largar. O disco dele tem de estar pronto até sábado, o que, coincidentalmente, cai no aniversário dele com direito à festa e tudo mais. Eu vou perder essa?

Coloquei três vozes, em coro, e uma flauta improvisada. Levou apenas 40 minutos ao todo. A música, Depois da Chuva, é uma graçinha. Acordei hoje de manhã com ela na cabeça e a danadinha não saiu de lá até agora.

Na saída do estúdio, esbarramos com o baixista e produtor, Kassin e o percussionista e produtor, Domenico, chegando pra gravar. Gosto muito do trabalho deles na Orquestra Imperial. Descobri, (eu não havia ligado os pontos), que o Kassin me entrevistou, anos atrás, para uma matéria do Programa Legal, da Regina Casé e que ele era, como eu, grande fã do trovador folk sessentista, Donovan, que anda pelo país atualmente, segundo eu ouvi dizer.

As minhas novas composições têm, coincidentalmente, um ar de folk tradicional e ando ouvindo muitos artistas como Fairport Convention, o próprio Donovan, Bob Dylan, Richard Hawley, David Gray e até mesmo o bom e velho, Jethro Tull, todos fortemente influenciados pelo gênero.

irradiado por Ritchie [15 de ago 2008, às 12:08]

  |   |   (6)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quinta-feira, 14 de agosto 2008

G de Gente

Gê é gente da melhor safra. Fez o primeiro trabalho dele, dentro de uma gravadora, na capa do LP original de Vôo de Coração e sempre que eu encontro com ele, faz questão de anunciar o fato para os amigos que estejam na roda.

Dessa vez não foi diferente. Ele nos recebeu, no seu confortável escritório na Rua Jardim Botânico, cantando à capella uma versão particular e espontânea da balada-título - com leve sotaque britânico e tudo - diante dos olhos arregalados de toda sua equipe jovem. Tem que ser fã de carteirinha para pagar um mico desses e o Gê é fã e torcedor.

Ele está supervisionando o projeto da capa do relançamento remasterizado e quando deu de cara com a minha cópia do LP promocional original, em quase perfeito estado, com poster gigante, encarte especial e envelope vermelho, ele teve um momento de flash-back total e ficou com os olhos marejados enquanto manuseava as peças que ele mesmo havia criado há 25 anos. Nem na Sony existe mais uma côpia dessas. Vai ser uma mini-réplica desta edição promocional, com extras, que lancaremos em setembro.

Milton contribuiu 16 transparências coloridas, tiradas na sessão de capa original, e além dessas, temos as fotos da sessão de capa do compacto simples.

Carlão já está remasterizando, além das faixas do LP, quatro faixas bonus, encontradas entre as fitas do acervo da Sony e gravações mais recentes.

Acho que vai ser uma edição bonita e informativa. E o som promete.

irradiado por Ritchie [14 de ago 2008, às 18:53]

  |   |   (4)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


domingo, 10 de agosto 2008

O Dia dos Pais

Hoje no jornal O Dia, na revista, Tudo De Bom, saiu uma matéria comigo e minhas duas filhas, com direito a muitas fotos, em homenagem ao Dia dos Pais e aos meus 25 anos de carreira solo.

A foto principal foi tirada diante do portão do Espaço Sérgio Porto, no bairro de Humaitá, onde minha caçula Lynn, (mais conhecida como "Noia" no meio dos grafiteiros cariocas), havia pintado, duas semana antes, junto com o namorado, Mack, um enorme grafitti - clique na foto para ver mais detalhes.

Clique aqui para ler a matéria toda, nas páginas 20 e 21 da revista).

[ foto: ©2008 Isabela Kassow - O Dia ]

irradiado por Ritchie [10 de ago 2008, às 10:56]

  |   |   (7)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


quinta-feira, 07 de agosto 2008

Alô, Alô, Terezinha!

Saiu hoje, no Segundo Caderno do Globo, uma entrevista com a manchete: Veneno de Ritchie volta ao horário nobre. Na matéria, eu defendo a novela (TV aberta), no lugar da MTV (TV paga), como o veículo ideal para a divulgação do pop/rock nacional.

— A elitização prejudicou muito o rock nacional — defende o músico.
— Quando houve a transição do Chacrinha para a MTV, o rock virou coisa de menino rico paulista. Perdeu sua veia popular, o que lamento. Foi aí que ele saiu de cena, abrindo espaço para o sertanejo, o pagode. A novela, não a MTV, é a vitrine para se chegar a todas as camadas.

A matéria pode ser lida online aqui, com direito a uma introdução extra, onde o jornalista reflete sobre a minha postura anti-elitista para o rock.

Leia a reportagem toda no blog do Globo.

irradiado por Ritchie [07 de ago 2008, às 11:11]

  |   |   (7)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


terça-feira, 05 de agosto 2008

Amigos do Peito

Ontem fui com o Lee ao atelier do meu guru e mestre, Carlos Vergara. Foi uma chance para ver novamente de perto alguns dos quadros da exposição, O Sagrado Coração : Missão de São Miguel, que acaba de sair do Paço Imperial, no Rio..

Almoçamos juntos num boteco amazonense em Santa Teresa, bairro tradicional do Rio, onde falamos de velhos amigos e de nossos planos presentes para o futuro. Vergara não pára. Já está preparando uma nova exposição para outubro. Quero utilizar uma pintura dele no backdrop do nosso show, eventualmente a mesma que ele fez pra mim em 1982 na sessão para a capa de Menina Veneno.

Depois do almoço, eu e o Lee seguimos para o estúdio do Nilo Romero, que era o baixista da minha primeira banda, em 1983 - atualmente é um dos produtores musicais mais requisitados do Rio - para falarmos sobre os novos projetos.

Nilo está em plena mudança domiciliar, o estúdio será remontado na Urca e ele vai passar a morar em Laranjeiras no prédio ao lado do meu amigo, Billi Forghieri, (tecladista da Blitz), e na rua ao lado do meu manager, Lee Martinez.

"Birds of a feather flock together", já diz um velho ditado inglês - (Trad. aprox.:passaros de penas parecidas voam juntos.

Eu, por mim, pretendo voar bem alto nos próximos meses... melhor apertarmos os cintos de segurança!

irradiado por Ritchie [05 de ago 2008, às 16:47]

  |   |   (6)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sábado, 02 de agosto 2008

Vôo no Terra

Olha só quem está entre os primeiros 10 albuns em destaque desta semana no portal Terra!

Junto com meus bons velhos companheiros do RPM!

Viva la Vida!

O mundo dá cada volta...

irradiado por Ritchie [02 de ago 2008, às 18:23]

  |   |   (6)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


sexta-feira, 01 de agosto 2008

Lee Martinez

Alguns poucos contratantes estão reclamando comigo que não estão recebendo respostas do meu escritório. Peço desculpas pelo transtorno. É que estou de escritório novo e acredito que alguns emails recentes estejam perdidos no ciberespaço ou foram parar nas mãos erradas. Há uma semana, não faço mais parte do cast da Upgrade, (valeu, Toninho, Giane e Marcelo, desejo a todos boa sorte em seus novos emprendimentos).

De agora em diante, estou sob os cuidados do meu novo personal manager, Lee Martinez, cujo rosto sorridente vocês podem conferir na imagem deste post.

Lee tem ampla experiência como empresário e produtor, trabalhou com Capital Inicial, Lobão, Engenheiros do Hawaii, além de Edgard Scandurra e Dinho Ouro Preto em carreira solo e algumas bandas do Sul, como Cachorro Grande, Bidê ou Balde, Ultramen e os cariocas Autoramas, entre outras. Ele foi co-produtor do dvd MTV Acústico Bandas Gauchas. É um profissional muito respeitado no meio artístico e vem trazendo uma dinâmica nova para meu trabalho, neste ano tão importante para minha carreira.

Ele acaba de negociar a remasterização do meu disco de estréia, Vôo de Coração, numa edição especial em comemoração aos 25 anos do lançamento do LP original. O disco deverá estar nas lojas a partir do 4º trimestre deste ano se tudo correr bem. Será uma edição de luxo com extras e vai contar com a participação de várias pessoas ligadas ao projeto original de 1983.

Por exemplo, Carlão (Carlos Eduardo de Andrade, presidente atual da Visom Digital), que produziu o LP original, (quando ele ainda era técnico de gravação), está fazendo a remasterização do disco; Milton Montenegro, o fotógrafo da capa original, vai contribuir fotos e imagens inéditas, tiradas nas sessões originais de capa etc. Bernardo Vilhena, meu letrista principal e parceiro mais constante ao longo dos anos, fará um texto especial no encarte e me ajudará a contar a história de cada faixa. Quem supervisionará o projeto gráfico é o Gê Alves Pinto, cujo primeiro trabalho profissional dentro de uma gravadora foi na capa do LP Vôo de Coração.

Estamos catando clipes, imagens, faixas bonus, depoimentos e outras raridades para incluir no projeto. A capa terá um tratamento caprichado, vamos incluir elementos como o encarte do LP original e outras coisitas mais. Acho que vai ser um produto de grande interesse para colecionadores, sem falar no apelo junto às platéias novas e fãs do original, com o som atualizado para os padrões de hoje.

Está resolvido o problema de presentes de Natal para o final deste ano!

Ainda constam de nossos planos uma turnê das principais capitais do país, para comemorar os 25 anos de Vôo, a gravação de um dvd ao vivo e um disco de inéditas para o ano que vem.

Aos contratantes: Confira a página "Contratar" (menu acima) para atualizar a sua agenda com nossos novos números de contato. Obrigado e desculpe qualquer inconveniência.

irradiado por Ritchie [01 de ago 2008, às 09:47]

  |   |   (5)  |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):